Esportes Titulo F-1
Kovalainen é o melhor em Abu Dhabi
Flavio Gomes
Especial para o Diário
31/10/2009 | 07:15
Compartilhar notícia


Heikki Kovalainen vai tentar neste fim de semana se valer do quase ditado de que um piloto é tão bom quanto sua última corrida para garantir um lugar na F-1 no ano que vem. O finlandês, com chances remotas de ficar na McLaren ao lado de Lewis Hamilton, terminou a sexta-feira, já sob a luz da lua, em Abu Dhabi com o melhor tempo, 1min41s307.

Kovalainen cravou a melhor marca nos minutos finais das atividades de ontem. Quem vinha na frente era seu companheiro inglês, que ponteou o primeiro treino da história da F-1 na capital dos Emirados Árabes.

Aliás, são belas paisagens, a última palavra em tecnologia, mas uma pista que não proporciona muitas emoções. Apesar da novidade do circuito de Yas Marina, os pilotos não tiveram muitas dificuldades para manter seus carros na pista - no máximo uma ou outra freada errada e mais forte que detonou alguns pneus.

A Brawn e a Red Bull surgem como principais adversárias da McLaren na disputa pela última pole do ano. O campeão Jenson Button foi segundo no treino da manhã que invadiu a tarde e terceiro na sessão do crepúsculo árabe, sempre acima dos 30ºC. Sebastian Vettel também apareceu entre os primeiros, terminando em quarto no agregado das marcas.

Rubens Barrichello foi apenas o oitavo. O brasileiro e o alemão brigam pelo simbólico vice-campeonato da temporada.

Um candidato à zebra é Kamui Kobayashi. O japonês é do ramo, mesmo. Mostrou serviço durante a sexta-feira toda e andou entre os líderes a maior parte do tempo. Em prova decisiva para o seu destino em 2010, foi o quinto melhor, bem à frente de Jarno Trulli, que deve ser prontamente defenestrado da Toyota tão logo o GP de amanhã chegue ao fim.

E falando em fim, a BMW, que faz a última prova na F-1, já não tem grandes coisas a contar a respeito do fim de semana. Robert Kubica teve mais um motor estourado. O polonês só não será punido no grid de largada de hoje porque a troca de unidades é permitida entre os treinos livres e a classificação. Nick Heidfeld, que está entregando currículos no RH das equipes novas, foi apenas o 13º.

O último treino livre em Abu Dhabi tem início marcado para as 8h (de Brasília). A classificação começa às 11h. Deve ser o momento mais divertido para os ricaços e sultões que visitam o local. Porque ultrapassagem e disputa devem ser como a chuva naquela região do planeta: coisa rara.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;