Cultura & Lazer Titulo Beatles
Mais dois quitutes do 'Ano Beatles'
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
19/10/2009 | 07:40
Compartilhar notícia


Definido como o ‘Ano Beatles' pelos detentores de uma das marcas mais lucrativas da história do rock, 2009 ganha outros dois lançamentos relacionados ao legendário quarteto de Liverpool.

Depois dos 14 discos remasterizados (com vendagem total superior a 2,5 milhões) e do game The Beatles: Rock Band, os fãs poderão saciar o apetite com o DVD Concert at Budokan (Coqueiro Verde, R$ 20, em média). Trata-se do registro de um dos últimos shows da banda, realizado em 30 de junho de 1966, no tradicional Budokan Hall, em Tóquio, no Japão.

À época, os músicos já estavam saturados de apresentações, após três anos de gritarias e ataques histéricos das tietes. Devido à incipente estrutura disponível para concertos ao vivo naquela época, e mal conseguiam ouvir o que tocavam. Frequentemente, desafinavam ou atravessavam o tempo.

Além disso, canções como Paperback Writer e Norwegian Wood, explicitavam o amadurecimento dos compositores britânicos e dependiam de recursos disponíveis apenas em estúdios,
Felizmente, apesar das dificuldades técnicas, a performance da banda para a plateia japonesa não deixou a desejar. No repertório, destacam-se estandartes como Nowhere Man, I Feel Fine e a balada Yesterday.

Os extras contém a íntegra da entrevista coletiva e documentário sobre os bastidores da turnê.

BIOGRAFIA
Outro quitute saboroso é a biografia Can't Buy Me Love - Os Beatles, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos (Larousse, 752 págs., R$ 99, em média) de Jonathan Gould. Para os iniciados, o principal atrativo da obra é a saborosa contextualização que o autor faz do período, ao relacionar, com riqueza de detalhes, a ascensão da banda aos movimentos culturais e políticos da década de 1960.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;