Setecidades Titulo Mário Covas
Estoque de banco de sangue está criticamente baixo
Do Diário do Grande ABC
03/10/2009 | 08:37
Compartilhar notícia


O banco de sangue do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, está trabalhando com estoque abaixo da capacidade. Apesar da redução do número de casos de gripe suína, o receio da população em frequentar o hospital é o motivo da queda.

No último mês, a unidade viu a quantidade de doadores cair de 2.100 para 1.900 pessoas. "Parece pouco, mas cada bolsa beneficia até três pacientes. Dessa forma, deixamos de receber sangue suficiente para atender a 600 pacientes", afirmou a gerente regional da Colsan (Sociedade Beneficente de Coleta de Sangue), Denise Aparecida Ximenez.

Segundo a direção, a redução de 40% do estoque é a mais significativa registrada no hospital desde 2003, quando o serviço entrou em operação.

Para doar sangue é preciso estar em bom estado de saúde, pesar mais de 50 quilos e ter entre 18 e 65 anos. No dia da coleta, é necessário estar bem alimentado e com documento de identidade com foto.

Homens podem doar a cada 60 dias. Mulheres, a cada 90. Não são aceitos doadores com gripe ou febre, mulheres grávidas ou amamentando, quem fez tatuagem ou cirurgias de grande porte há menos de seis meses, com comportamento de risco em relação à Aids ou que contraíram hepatite após os 10 anos.

A coleta no Hospital Mário Covas funciona de segunda a sábado, das 8h às 13h. O endereço é Rua Dr. Henrique Caderazzo, 321, bairro Paraíso, Santo André. Mais informações: 2829-5162.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;