Setecidades Titulo Educação
Bolsa de estudos atrai em S.Bernardo
Evandro Enoshita
Do Diário do Grande ABC
29/09/2009 | 07:15
Compartilhar notícia


Para os estudantes do Ensino Médio da EE Jean Piaget, em São Bernardo, a possibilidade de ganhar uma bolsa de estudos na USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) é uma das principais razões para participar do Desafio de Redação, realizado ontem na unidade.

Autora de um texto sobre a poluição das águas, a estudante do 3º ano, Jéssica Segal, 18, justificou a participação no concurso como um treino para as suas capacidades. "Queria treinar para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e para o vestibular, mas vai ser melhor ainda se eu conseguir a bolsa de estudos."

O concurso, organizado pelo Diário em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) e o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de São Caetano, irá premiar as melhores redações do Grande ABC sobre o tema Água: A Vida do Planeta.

A conquista da bolsa de estudos é o objetivo também de Elaine Quirino, 15. Sem poder concorrer ao prêmio, já que é aluna do 1º ano, ela pretende exercitar seus dotes literários para conquistar o prêmio máximo nas próximas edições do Desafio. "Nem estou tão interessada nos prêmios deste ano. Quero treinar bastante para conseguir ganhar a bolsa de estudos, quando chegar no 3º ano", comentou.

Diretora da instituição, Idalina de Souza ressalta que o interesse dos estudantes por algo aumenta à medida em que veem um objetivo para o que foi proposto.

"A adesão ao Desafio foi grande. Quando se trata de uma prova que irá melhorar a capacidade deles, como este concurso, os estudantes valorizam muito", pontuou Idalina.

Até o dia 6 de outubro - quando termina a fase de aplicação dos exames - as cidades de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra serão visitadas pelas equipes do Desafio.

A partir dessa data, as redações serão analisadas por uma banca formada por professores e estudantes da USCS.

Os vencedores do concurso serão anunciados no dia 11 de novembro. Dentre os prêmios disponíveis para os ganhadores estão televisores, bicicletas e computadores, além da bolsa de estudos na USCS (Universidade de São Caetano).

Preocupação ambiental motiva alunos

Dentre os diversos trabalhos na área ambiental desenvolvidos pelos alunos da EE Jean Piaget no ano passado, um deles abordou os recursos hídricos. Em visitas aos domicílios, os estudantes davam instruções aos moradores a respeito de economia e preservação da água.

Estudante do 2º ano do Ensino Médio, Ana Paula Amorim, 16 anos, foi uma das participantes da iniciativa. Autora de um texto que reúne temas como disponibilidade e poluição, ela afirmou que a experiência foi de grande valia na hora de escrever. “A participação naquele trabalho foi legal, e ajudou muito na hora de escrever o texto para o Desafio, porque pesquisamos muito antes de participar. Eu procurei juntar várias informações em um mesmo texto."

Para a diretora da escola, Idalina de Souza, a importância dada a esses projetos é uma característica marcante dos alunos da instituição. “A gente realmente vê que eles ficam muito engajados, e levam os conhecimentos para aplicar em casa. Os pais ficam maravilhados ao ver o trabalho desenvolvido, e fazem muitos elogios.”EE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;