Setecidades Titulo Violência
Alunos da UFABC pedem segurança

Roubos e furtos de carros e até sequestro relâmpago foram registrados

Guilherme Monfardini
Especial para o Diário
27/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Os alunos do campus Bangu da UFABC (Universidade Federal do ABC), em Santo André, estão sofrendo mais uma vez com a onda de assaltos e furtos de veículos no entorno da instituição. Segundo estudantes ouvidos pela equipe do Diário, o número de casos começou a aumentar desde o início do ano. Em 2011, a região registrava o mesmo problema.

"Todos os dias são furtados pelo menos três carros. Eles quebram o vidro e roubam o que tem dentro. Não querem o carro, mas sim algo de valor, como rádio ou GPS", disse o estudante do BC&T (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) Gustavo Pires, 20 anos.

O vendedor de cachorro quente Edson Pereira, 57, concorda com Pires. "Os roubos sempre ocorreram e não acredito que isso vá mudar um dia. Falta policiamento", afirma. Pereira tem um trailer em frente à entrada da universidade. Há 17 anos está no mesmo ponto e disse que nunca foi assaltado. "Mas já vi muita gente aqui sendo roubada. Hoje está pior, os casos acontecem a qualquer hora, mesmo com o dia claro. Os bandidos não têm mais medo da polícia", afirmou Pereira.

Na semana passada foram registrados os dois crimes mais ousados, na opinião dos alunos. Na terça-feira, um carro foi levantado com ajuda de um macaco hidráulico e foram levadas duas rodas. Já na quarta-feira, um estudante que ia apresentar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) sofreu sequestro relâmpago. Roubaram R$ 3.000 e seu notebook.

"Ontem pela manhã, quando meu amigo estava chegando para a aula, ele viu que tinha mais dois carros com os vidros quebrados", afirmou Pires.

Segundo um estudante que não quis ter o nome divulgado, os roubos a pessoas são praticados por um casal. O aluno contou que a dupla leva o dinheiro sem que a vítima perceba.

Para tentar diminuir os roubos, orientar os alunos a ficarem mais atentos e tentar ajudar a recuperar os objetos perdidos, os estudantes da UFABC criaram uma página no Facebook onde contam como foram roubados e o que perderam.

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, os crimes aumentaram na região do 2º DP (Vila Camilópolis) da cidade. Em fevereiro deste ano, foram 151 roubos e furtos, contra 109 em 2012 e 107 em 2011.

O delegado responsável pela área foi procurado, mas afirmou que não poderia dar informações sobre os casos. A delegacia seccional também foi procurada, mas não retornou. A UFABC não se manifestou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;