Cultura & Lazer Titulo 'Bijóias'
Porque é primavera
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
09/08/2009 | 07:06
Compartilhar notícia


Românticas e femininas. Não existem adjetivos mais adequados para definir as flores, apontadas pela 46ª edição da Bijóias como as principais fontes de inspiração dos designers de acessórios para as coleções primavera-verão 2010. Pérolas, pedras naturais e brilho também poderão ser notados nos adornos femininos, conforme adiantou a feira realizada semana passada em São Paulo.

A organizadora do evento, Vera Masi, ressalta a chegada da primavera como a maior responsável em influenciar os criadores das joias e bijuterias. "E as aplicações poderão ser vistas nos mais variados acessórios como braceletes, tiaras, enfeites para cabelo, bolsas e até mesmo em colares", acrescenta. As flores, que vêm em metal, tecido, couro e até resina, teve sua grande eclosão na Bélle Époque, período da história europeia que começou no fim do século 19 e terminou com o início da Primeira Guerra Mundial. À época, a mulher era adorada como divindade profana e qualquer toque feminino ao look era muito bem-vindo.

Outro ponto forte, que poderá ser visto tanto no original quanto em imitações - que ganharam grande força na década de 1970 -, a pérola dará um ar retrô, bastante adotados pelas pin-ups. A imitação das pedras, cujas naturais são produzidas por moluscos, vêm em colares, pulseiras e brincos. "Tudo isso aliado nos traz um romantismo que não é aquele de Barbie, é mais moderno", ressalta Vera.

MAIS DO MESMO - Brincos, colares e tiaras são itens obrigatórios instituídos por coleções passadas. Para engrossar a lista das heranças, o uso de muitas pulseiras, moda recente lançada pela novela Caminho das Índias, da Rede Globo, é uma tendência que também vai perdurar. "Não existe mais padrão. Cada um tem de usar o que acha bonito e como se sente bem", diz Vera. Basta ter bom senso para não ficar exagerado.

Inspirados na Art Decó - tendência que nasceu na década de 1930 - algumas peças aparecem em formas geométricas e geralmente em preto e branco.

Maquiagem descartável é sensação da feira

A fim de evitar doenças de pele, tornar a prática da maquiagem mais higiênica e ainda economizar tempo, uma das novidades da Bijóias que mais fizeram sucesso foi a maquiagem express. A técnica, trazida para o Brasil pelo maquiador Sérgio Di Vicentin em parceria com a empresa Bijoux de Pele, consiste em batons, base e sombra descartáveis.

No caso do batom, que pode ser usado até duas vezes, basta destacá-lo da cartela, que vem com seis unidades - custa R$ 12,90 - e passar nos lábios.

A sombra instantânea tem de ser pressionada no olho por oito segundos. E pronto. O mesmo acontece com a base. A ideia, segundo os fornecedores, é deixar em banheiros de baladas e shoppings, a um custo baixo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;