Setecidades Titulo Nardini
Fundação ABC procura Estado para fazer acordo sobre o Nardini

A possível gestão do hospital pela FUABC foi tema da reunião entre a instituição e a Secretaria Estadual de Saúde

William Cardoso
Do Diário do Grande ABC
02/07/2009 | 07:29
Compartilhar notícia


Representantes da Fundação do ABC estiveram na Secretária de Estado da Saúde para conversar, entre outros assuntos, sobre a possível transferência da gestão do Hospital Doutor Radamés Nardini, em Mauá, para a organização social. Na metade de junho, a Câmara Municipal aprovou lei que permitirá a terceirização da gestão hospitalar.

A informação foi confirmada pelo secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. "Eles estiveram aqui há um mês e disseram que já houve contatos com o pessoal de Mauá a respeito do Nardini", revelou.

O secretário lembrou que, por enquanto, não há nada de novo em relação à eventual ajuda do Estado para resolver diretamente os problemas enfrentados no hospital municipal de Mauá.

Em princípio, a ajuda para a cidade viria oficialmente com a instalação do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), sob responsabilidade do Estado. Trata-se de estabelecimento que deve diminuir em parte a demanda do Nardini, com realização de consultas em pelo menos 30 modalidades (pediatria, cardiologia, entre outras). Porém, não de forma suficiente, como reconhece a Prefeitura em documento entregue à Justiça.

Envolvidos no processo de regularização do atendimento do Hospital Nardini informam que o governo estadual deve colaborar, em parte, com a reestruturação da unidade, embora sem fazer alarde dos valores ou prazos envolvidos - seria uma forma de evitar a formação de uma "fila de entidades" em busca de ajuda à porta do Palácio dos Bandeirantes.

O lastro financeiro estadual, assim como do Ministério da Saúde, é importante para dar credibilidade a qualquer negociação envolvendo Prefeitura de Mauá e organizações sociais de saúde interessadas em assumir o controle do hospital. Sem essa garantia, dificilmente se chegará a qualquer acordo, mesmo a Câmara tendo aprovado lei que permite a transferência.

Fora das mesas de negociação, a Justiça aguarda resultado das vistorias dos conselhos regionais de medicina, enfermagem e odontologia no Nardini. Foram pedidas pelo Ministério Público no início de junho, que considerou insuficiente o "plano de ação" proposto pela administração pública de Mauá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;