Setecidades Titulo Veículos
Grande ABC cogita união para adotar inspeção de veículos
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
04/06/2009 | 07:57
Compartilhar notícia


Medida adotada na Capital no ano passado como mais uma ferramenta para diminuir índices de poluição atmosférica, a inspeção veicular ambiental agrada aos gestores públicos do Grande ABC, mas ainda não encontra saída para ser implementada na região.

Convidado para o ciclo de palestras do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) em comemoração ao mês do meio ambiente, o secretario do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge, explicou a aplicação do programa e seus efeitos. "São três os aspectos importantes: repercussão na qualidade da saúde humana, economia na manutenção dos veículos e redução da poluição sonora e do ar."

Segundo o secretário, até o final de junho cerca de 500 mil unidades da frota de 6,milhões de veículos da Capital terão sido submetidos à inspeção veicular. A legislação permite apenas que municípios com frota superior a 1 milhão de veículos realizem a inspeção veicular obrigatória. Por esse motivo, somente a união das frotas das sete cidades - cerca de 1,2 milhão - permitiria a aplicação do programa.

A característica geográfica da região e a proximidade com a Capital restringiria o efeito prático de iniciativas individuais. "A conurbação é tão grande que fica difícil a gente fazer uma coisa isolada", afirmou o coordenador de projetos do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC Marcelo Liochi. "Vamos discutir com os secretários de meio ambiente uma ação para sair desse estagio embrionário e tentar desenhar uma solução regional", disse, sem oferecer prazos.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;