Setecidades Titulo Abaixo do peso
Ipem interdita lote de botijões em S.Bernardo

Botijões apresentavam peso abaixo do determinado (13kg) e tinham identificação (chamada de tara) ilegível

Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
12/05/2009 | 07:34
Compartilhar notícia


Dos três depósitos de venda de gás de cozinha fiscalizados pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) ontem, em São Bernardo, um foi reprovado e teve lote de 14 botijões interditado. O estabelecimento revende produtos da Copagaz e está localizado na Rua Marília, 6, bairro Baeta Neves. A fiscalização integra a Operação Sucuri, que abrange todo o Estado e continua hoje.

A agente responsável pela fiscalização, Míriam Del Corço Alves Sanches, explicou que um dos botijões do lote reprovado pesava 12 quilos, um quilo a menos do correto e outros seis estavam com a identificação do peso do vasilhame (chamado de tara) ilegível. "A envasadora (Copagaz) terá de trocá-los, pois o ponto de venda não é responsável pelo produto", afirmou Míriam.

A Copagaz informou que vai aguardar o laudo da fiscalização do Ipem para se pronunciar. O estabelecimento recebeu um auto de infração gerado pelo Ipem e terá dez dias para se defender, sem risco de multa. O local está impedido de comercializar somente os botijões do lote interditado.

O delegado regional do Ipem, Maurício Caramelo, orienta os consumidores a pesarem os botijões de gás antes de comprá-los. Os estabelecimentos são obrigados por lei a manterem balanças. "O botijão tem de ter 13 quilos, e na alça há a tara com o peso do vasilhame vazio. A identificação é exatamente para permitir que o consumidor leve o produto na quantidade correta."

Dados do Ipem-SP mostram que o gás de cozinha é um dos produtos com maior número de erros na quantidade em relação ao indicado na embalagem - neste caso, no botijão. Por isso, desde setembro passado, o gás e outros dois campeões de irregularidades, pescado congelado e papel higiênico, começaram a fazer parte da Operação Trio, criada com objetivo de reduzir os erros.

A Operação Sucuri continua hoje com a fiscalização de quatro depósitos no Grande ABC. O Ipem recebe denúncias pelo telefone 0800-013-0522.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;