Setecidades Titulo Infância
Prefeitos fazem adesão coletiva ao programa da Abrinq
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
05/05/2009 | 07:40
Compartilhar notícia


Os sete prefeitos da região assinaram, ontem no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, o termo de compromisso para participar do Programa Prefeito Amigo da Criança lançado pela Fundação Abrinq, em 1996. Foi a primeira adesão coletiva da região.

A partir de agora os municípios terão de constituir comissão municipal de acompanhamento dos trabalhos e fazer um diagnóstico em quatro áreas: saúde, educação, rede de proteção contra maus-tratos, orçamento destinado ao setor e exploração e violência contra crianças e adolescentes. Em seguida, os gestores terão de estipular metas compatíveis às maiores deficiências, que podem variar em cada cidade. As administrações que cumprirem as etapas e avançarem na implementação de políticas públicas até 2012 receberão da Fundação Abrinq o selo Prefeito Amigo da Criança.

Na gestão passada (2005-2008), foram 2.263 adesões de prefeitos ao Programa e apenas 132 selos conferidos. Na região, receberam o selo os ex-prefeitos de São Bernardo, William Dib (PSB), e de Santo André, João Avamileno (PT).

"O município que quiser o selo precisa estar disposto a trabalhar, pois a iniciativa requer o esforço tanto do gestor quanto da sociedade civil no controle social", explicou a gerente executiva da Fundação Abrinq, Denise Maria Cesario.

O presidente do Grupo Temático Criança Prioridade 1 do Consórcio Intermunicipal, Ariel de Castro Alves, lembrou a importância de se trabalhar regionalmente. "Se os problemas estão interligados, as soluções também devem ser conjuntas."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;