Setecidades Titulo Ribeirão Pires
Bairro conta com distribuição de leite

Famílias do Parque Aliança, em Ribeirão Pires, dependem do programa Vivaleite do governo do Estado

Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
25/04/2009 | 09:41
Compartilhar notícia


Há cerca de 27 anos o presidente da Associação Unida do Jardim Serrano e Parque Aliança - bairro que recebe neste domingo o Diário no Grande ABC nos Bairros -, Francisco de Paula Fontes, 59 anos, distribui leite à população. Ele foi um dos responsáveis pela implantação do programa Vivaleite do governo do Estado de São Paulo no Grande ABC.

Atualmente são atendidas 146 famílias na cidade, cerca de 30 só no Parque Aliança. Todas recebem 15 saquinhos de um litro por mês. Para receber o benefício é necessário possuir baixa renda familiar.

Para Fontes, o serviço é nobre, mas que o certo seria que ele fosse temporário. "Deveria haver mais emprego, com salários melhores, para que as próprias pessoas comprassem o leite. Como não tem, é uma salvação", afirma.

Fontes, que é morador da região há cerca de 30 anos, orgulha-se ao dizer que, hoje, muitas das crianças que recebiam leite são adultas e já constituíram famílias. Tantos anos fizeram com que ele se transformasse em profundo conhecedor dos problemas no bairro.

Em geral, o leite serve para toda a família, principalmente para crianças e idosos. "Pego leite que serve também para meu pai de 88 anos. Para mim é ótimo", conta a diarista Maria Correia Lima, 46.

Também no bairro, cerca de 100 famílias recebem da Prefeitura cestas básicas. Para ser contemplado com o benefício é necessário realizar cadastro na Secretaria de Promoção Social. Os inscritos passam por análise de assistentes sociais e entre os requisitos está o valor da renda familiar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 4828-1900.

 

Moradores não recebem cartas há 15 anos

Os moradores das ruas Francisco Chagas Teles, Servidão e Jatobá, no Parque Aliança, em Ribeirão Pires, não recebem correspondências há cerca de 15 anos.

Para solucionar a situação pelo menos em parte, a população utiliza uma caixa de madeira que fica em um endereço cedido por um conhecido da comunidade, para destinação das cartas.

A professora Edna Correia Lima Queiroz, 47 anos, verifica a cada dois dias se tem correspondências pessoais no local. Ela explica que, às vezes, um único morador as leva aos demais.
Só que a caixa comunitária tem seus problemas: as chuvas acabam danificando as cartas e muitas correspondências são violadas, já que há pouca privacidade.

Os Correios informaram que verificarão o motivo pelo qual não há prestação do serviço na área.

 

Local será palco de ação social neste domingo

O Parque Aliança será o primeiro a receber a quarta edição do Diário do Grande ABC nos Bairros, maior ação social da região. O evento acontecerá neste domingo, das 9h às 16h, na EE Mário Leandro (Rua João Dicieri, 100).

O projeto é desenvolvido pelo Diário em parceria com Prefeitura de Ribeirão Pires e com o patrocínio da Universidade Metodista de São Paulo. São esperadas cerca de 3.000 pessoas.

A comunidade poderá ser beneficiada por inúmeras atividades como corte de cabelo, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, emissão de RG e carteira de trabalho orientação sobre higiene bucal e alimentar, entre outras.

Para levar um pouco de entretenimento ao bairro haverá cinema, recreação, prática de esportes e brinquedos para a criançada.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;