Economia Titulo Crescimento
Reino Unido retomará lentamente o caminho do crescimento em 2010
Da AFP
20/04/2009 | 08:47
Compartilhar notícia


A economia do Reino Unido, a quinta maior do mundo, retomará lentamente o caminho do crescimento em 2010, prevê um relatório da CBI (Confederação Britânica da Indústria), divulgado dois dias antes da apresentação pelo governo do orçamento. A CBI afirma no informe que o pior da recessão já passou, mas alerta que a recuperação, que começará até a primavera (outono no Brasil) de 2010, será "lenta e frágil".

O documento da CBI, divulgado às vésperas do governo do primeiro-ministro trabalhista Gordon Brown apresentar na quarta-feira o orçamento, reconhece que a recessão nos primeiros três meses do ano foi mais profunda que o previsto.

Apesar do surgimento de alguns sinais positivos, a contração da economia britânica em 2009 será de 3,9%, destaca o CBI. Elaborado pela empresa de consultoria Ernst & Young Item Club, o relatório aponta que o pior capítulo da recessão foi superado graças à estabilização dos mercados e a um maior acesso ao crédito.

Em um editorial, o jornal Financial Times destaca nesta segunda-feira que o buraco fiscal do Reino Unido deve chegar a 175 bilhões de libras em 2009, 12% do PIB (Produto Interno Bruto). "A dívida líquida pode alcançar 100% do PIB. A crise custará então tanto como uma grande guerra", afirma o Financial Times.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;