Setecidades Titulo Após temporal
Blecaute de 24 horas traz prejuízo à região

Um dos locais afetados foi o Tersa, onde as companhias de ônibus deixaram de emitir diversas passagens

Vivian Costa
Do Diário do Grande ABC
25/02/2009 | 07:03
Compartilhar notícia


Vários bairros do Grande ABC ficaram cerca de 24 horas sem energia elétrica em virtude das fortes chuvas que caíram na tarde de segunda-feira. Um dos locais afetados foi o Tersa (Terminal Rodoviário de Santo André), no bairro Campestre, cujas companhias de ônibus que lá operam deixaram de emitir diversas passagens porque todo o sistema é informatizado.

Um funcionário da empresa Penha, que não quis se identificar, disse que só na segunda-feira, depois que a energia caiu, três passageiros quase não embarcaram porque haviam comprado seus bilhetes pela internet. "Sempre emitimos o tíquete por aqui, mas a solução foi colocar os passageiros no ônibus e pedir para que retirassem suas passagens na próxima rodoviária."

Os comerciantes do terminal estavam furiosos com a situação. Mitie Iigarashi, proprietária da cafeteria Grão Expresso afirmou que deve ter perdido cerca de R$ 2.000. "Meus sorvetes e salgados congelados já estão perdidos."

Hélio Luiz, também sócio de uma lanchonete no local contou que ontem o movimento caiu cerca de 80%. "Perdemos muitas mercadorias. Calculo um prejuízo de R$ 4.000, já que tenho seis funcionários parados."

Taís de Melo, atendente da lanchonete Paraíso dos Sucos e Lanches, no Tersa,também reclamou do descaso da administração e também da Eletropaulo.

Em outros bairros da região, muitos moradores tiveram alimentos estragados por falta de energia elétrica. Na casa de Carlos Peralta, residente na Vila Assis Brasil, em Mauá, diversos peixes e lulas que estavam no freezer foram para o lixo. "Pagamos impostos em dia, mas quando precisamos de um serviço somos tratados dessa forma."

Fernando Preradovic, da Vila Scarpelli, em Santo André, estava preocupado com o prejuízo. "Temos três geladeiras em casa e a última compra foi feita no dia 20. Sem energia, muita coisa estragou." Ele também lamentou a morte de alguns peixes ornamentais pela falta de oxigenação da água.

A Eletropaulo disse que a energia elétrica foi restabelecida na região no início da madrugada de ontem. Só casos pontuais levaram mais tempo. Ainda de acordo com a companhia, no Tersa a energia voltou nas primeiras horas da madrugada, porém, não havia ninguém no terminal com autonomia para ligar as chaves da cabine primária. Diante da demora, a Eletropaulo decidiu assumir a tarefa que caberia à manutenção do Tersa, restabelecendo a energia às 16h20 de ontem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;