Economia Titulo Mercado
Medo de nacionalização de bancos nos EUA derruba Bolsas

As principais Bolsas da Ásia fecharam nesta 3ª no vermelho, tendência acompanhada na abertura na Europa

Da AFP
24/02/2009 | 08:47
Compartilhar notícia


As principais Bolsas da Ásia fecharam nesta terça-feira no vermelho, uma tendência que era acompanhada na abertura dos mercados europeus, em meio aos temores pelo futuro do sistema financeiro nos Estados Unidos, que pode optar pela nacionalização dos bancos.

Pouco depois da abertura, Londres cedia 0,36% e Frankfurt, que na segunda-feira fechou abaixo da barreira psicológica dos 4.000 pontos pela primeira vez desde outubro de 2004, perdia 0,37%. París retrocedia 1,01%.

A queda de Wall Street na segunda-feira também derrubou os mercados asiáticos. Hong Kong encerrou a sessão em queda de 2,86% e Xangai desabou 4,56%.

O dia também foi ruim em Seul (-3,46%), Taipé (-1,06%) e Manila (-1,13%).

Em Tóquio, segundo maior mercado financeiro mundial, o índice Nikkei registrou baixa de 1,46%, a 7.268,56 pontos, próximo do menor nível em 26 anos.

"O mercado se prepara para ver o Nikkei abaixo dos 7.000 pontos, o que não acontece desde 1982", comentou Tsuyoshi Kawata, da corretora Nikko Cordial.

Sydney fechou em leve retrocesso de 0,58%.

O governo dos Estados Unidos anunciou na segunda-feira as novas modalidades de recapitalização dos bancos por parte do governo, o que abre o caminho para a nacionalização das instituições, que poderá converter sua participação em ações ordinárias, com direito a voto.

As modalidades serão aplicadas a partir de quarta-feira, caso o setor privado não responda às necessidades de capital dos bancos.

Os rumores de nacionalização afetam principalmente os gigantes Citigroup e Bank of America.

A perspectiva de nova intervenção do Estado não acalmou o mercado em Wall Street, onde o Dow Jones encerrou a segunda-feira em queda de 3,41%, no menor nível em 12 anos. A Nasdaq registrou baixa de 3,71%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;