Esportes Titulo Libertadores
Palmeiras esquece altitude e coloca o foco na LDU

Jogadores minimizam os 2.850 m de Quito, hoje, na estreia na fase de grupos da Libertadores

Raphael Ramos
Com Agências
17/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Por mais que o Palmeiras já tenha disputado um clássico neste início de temporada (goleada por 4 a 1 sobre o Santos), é hoje que a equipe faz o primeiro grande teste do ano. Às 19h (horário de Brasília, com Sportv), o Verdão estreia no Grupo 1 da Copa Libertadores nos 2.850 m de altitude de Quito, diante da atual campeã LDU.

Os comandados de Vanderlei Luxemburgo, que estão na capital equatoriana desde a quinta-feira para se adaptarem à altitude, levam ao Estádio Casa Blanca os 100% de aproveitamento na temporada (nove vitórias em nove jogos) para enfrentar um adversário que possui um ótimo retrospecto na Libertadores quando atua em seus domínios.

A LDU não perde em casa há 15 jogos, desde a edição de 2006, quando caiu diante do argentino Vélez Sarsfield. Entre 2007 e 2008, foram 11 vitórias e quatro empates. O último brasileiro a bater a LDU em Quito foi o Corinthians, em 2000, quando fez 2 a 0.

"Fizemos muitos jogos difíceis até então, mas esse contra a LDU tem tudo para ser disputado, pelas qualidades do adversário, pelo fato de jogarem em casa e por serem os atuais campeões", disse o zagueiro Edmílson.

Os palmeirenses, inclusive, procuram minimizar os efeitos da altitude e valorizar o rival. "Não temos sentido maiores problemas com a altitude", disse o meia Cleiton Xavier. "Nosso adversário é a LDU. Por isso nos concentramos apenas em nos adaptar à velocidade da bola", afirmou.

Na pré-Libertadores, o Palmeiras passou pelo Real Potosí. No Palestra Itália, goleou por 5 a 1 e na Bolívia venceu por 2 a 0, apesar dos 3.967 m de altitude. E o zagueiro Maurício Ramos chegou a usar aquele jogo como exemplo para o duelo de hoje. "O medo de a altitude tornar-se apenas um mito, pois tivemos uma boa apresentação em uma altitude maior na Bolívia", disse.

A boa fase do Verdão, no entanto, contrasta com o atual momento da LDU. A equipe perdeu vários titulares da campanha vencedora da Libertadores de 2008 - entre eles, o atacante Bolaños, que foi para o Santos, e ainda sofre para se reerguer. No Campeonato Nacional, por exemplo, o time ocupa a modesta sétima colocação entre 12 participantes.

Assim, o técnico Jorge Fossati adotou um discurso cauteloso para a partida de hoje. "O Palmeiras vem fazendo uma grande campanha. Eliminou sem complicações o Real Potosí e no futebol brasileiro ganhou sete partidas. É um rival complicado."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;