Setecidades Titulo Mauá
Diretoria do Nardini foi informada sobre riscos a faxineiras em 2008
Por William Cardoso
Do Diário do Grande ABC
28/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A diretoria do Hospital Doutor Radamés Nardini foi comunicada em dezembro sobre o risco de contaminação das faxineiras por materiais perfuro-cortantes depositados em recipientes inadequados. Mesmo assim, não tomou providências na ocasião para resolver o problema.

Três documentos foram protocolados pela enfermeira responsável pelo setor de segurança do trabalho na área de higienização. Os diretores foram avisados que agulhas e seringas com alto poder de contaminação eram descartados em caixas abertas de papelão e garrafas plásticas. A situação foi comprovada por reportagem do Diário no local.

O teor das cartas recebidas pelo comando do hospital em 5, 17 e 29 de dezembro é semelhante e a preocupação, crescente. O atraso de cinco dias no recolhimento do lixo hospitalar na última semana do ano expôs o descaso com a situação. "O odor dessas lixeiras já está ficando forte e a quantidade de moscas está muito grande", anotou a responsável no último comunicado.

Os avisos são posteriores à visita do Cremesp (Conselho Regional de Medicina) ao hospital. O relatório produzido no início de dezembro pela entidade e entregue ao Ministério Público apontou melhorias em relação à situação relatada em 2006 - documento que provocou a instauração de ação civil contra a Prefeitura de Mauá.

A atual administração informa que já foram providenciados descarpacks (recipientes específicos para o descarte de material contaminante). Informado, o Coren (Conselho Regional de Enfermagem) não se pronunciou oficialmente sobre o caso, mas comunica que acompanha de perto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;