Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 6 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Sem multas, Mauá diminui educação de trânsito


André Vieira
Do Diário do Grande ABC

23/01/2009 | 07:00


O Código de Trânsito Brasileiro é claro: a receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito. Sem parte dessa receita, já que apenas as infrações manuais são aplicadas, a cidade de Mauá está reduzindo a oferta de melhorias ao sistema de trânsito há 17 meses.

Para o professor de Transportes da Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, João Virgílio Merighi, o prejuízo vai além do município. "Na medida em que não se tem essa verba, em tese, está se prejudicando o próprio desenvolvimento regional."

A possibilidade de acionar os motoristas em situação irregular é outra vantagem. "Parte da sociedade trafega em veículos não-licenciados e ao se aplicar uma multa é possível verificar isso, tornando-se uma forma de monitoramento", afirmou Merighi. "Na fase em que estamos, é fundamental ter radares. Essa é ainda uma das formas de reduzir o número de acidentes", completou.

Sobre a falta de fiscalização, a Prefeitura de Mauá limitou-se a responder que aguarda resultado da Justiça.

Grande ABC - Em São Caetano, dois radares fixos, dois radares móveis e duas lombadas eletrônicas estão em funcionamento. Em Diadema, outros 20 equipamentos estão instalados. A Prefeitura de Ribeirão Pires mantém oito radares e estuda a possibilidade de acrescentar mais dois. As prefeituras de Santo André e São Bernardo não atenderam à reportagem.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;