Setecidades Titulo Doação
São Paulo bate recorde em doações de órgãos
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
17/12/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


O Estado de São Paulo bateu recorde em doação de órgãos. Até anteontem foram contabilizadas pela Secretaria de Saúde 1.386 cirurgias, número que supera em 23% o total de todo o ano passado - que registrou 1.127 operações.

O responsável pela captação de órgãos da Pasta, Reginaldo Carlos Boni, atribui o aumento a três fatores: capacitação de hospitais e profissionais que agilizam o processo de doação com a notificação imediata, conscientização das famílias e adequação do sistema brasileiro de transplante. Boni não relaciona os números ao caso Eloa Cristina da Silva, 15 anos, que após ser morta pelo ex-namorado no Jardim Santo André, salvou cinco vidas com os órgãos doados.

"Eventos como este têm interferência fulgaz. Acredito num aumento ainda maior das doações, mas não pelos fatos emblemáticos que chamam atenção, e sim porque as famílias brasileiras são solidárias", afirmou. Hoje, a maior fila de espera de transplante no Estado é para o rim. São mais de 9.000 pessoas aguardando uma chance na fila.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;