Setecidades Titulo Barão de Mauá
Condomínio Barão de Mauá ganha documentário
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
09/12/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


Será exibido amanhã, no ginásio do Grêmio Mauaense, em Mauá, um documentário sobre a história do Condomínio Barão de Mauá, residencial erguido sobre um terreno contaminado por produtos tóxicos.

O título do filme, Barão de Mauá: Chernobyl é aqui, faz uma alusão à cidade ucraniana que sofreu com os efeitos do maior acidente nuclear da história, em 1986. Dezenas de pessoas perderam a vida por causa de uma nuvem radioativa que se espalhou por várias localidades da Europa após a explosão de um reator nuclear. Os efeitos da radioatividade sobre a saúde da população são sentidos até hoje.

No Condomínio em Mauá, o solo está contaminado por 44 substâncias tóxicas que restaram de um lixão industrial desativado.

A descoberta de que o terreno está tomado de poluentes aconteceu em 2000, quando um técnico, Geraldo Riviello, que faria a manutenção de uma bomba em uma das caixas d'água do condomínio acendeu um isqueiro que provocou combustão com os gases. Riviello morreu.

O documentário sobre o residencial tem duração de 45 minutos e foi dirigido pela cineasta Tatiane Silva.

A exibição acontecerá às 19h, na sala 2 do ginásio do Grêmio Mauaense, que fica na Rua Pedro de Toledo, 10, no Parque São Vicente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;