Economia Titulo Europa
Espanha tem quase três milhões de desempregados
Da AFP
02/12/2008 | 08:13
Compartilhar notícia


O número de desempregados na Espanha registrou alta de 6% em novembro (171.243 a mais) e o total se aproxima de três milhões de pessoas sem trabalho, numa população de 46 milhões.

O número de desempregados chegou a 2.989.269 pessoas.

A Espanha enfrenta uma brutal desaceleração econômica e está à beira da recessão, depois de passar vários anos como uma das economias mais dinâmicas da Europa.

Em um ano, o aumento do desemprego foi de 42,7%.

Em novembro, o desemprego subiu 6% em relação ao mês anterior (mais 171.243), anunciou em comunicado o ministério do Trabalho.

Esta cifra está em aumento sem interrupção há oito meses seguidos, e é o maior número 1996.

A crise econômica mundial está afetando fortemente a Espanha desde o começo e 2008, com o país à beira da recessão, depois de vários anos de forte crescimento que, em 2007, foi 3,7%, superior à média européia.

No terceiro trimestre do ano, a economia experimentou um crescimento negativo de -0,2%; se a situação se repetir no trimestre seguinte, a Espanha entrará em recessão.

Todas as previsões apontam para a continuidade da perda de trabalho: o governo espanhol estima que alcançará 12,5% da população ativa em 2009, enquanto a Comissão Européia vai mais além e prevê 13,8%; o Fundo Monetário Internacional (FMI) o situa em 14,7%.

O setor mais afetado na Espanha é o da construção civil, seguido da indústria automobilística, que representa 8,4% do PIB espanhol; a venda de carros caiu quase 50% em novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;