Política Titulo S.Caetano
Ex-líder de Auricchio não se incomoda com mudança
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
27/11/2008 | 09:35
Compartilhar notícia


O vereador de São Caetano Gilberto Costa (PP) vive uma situação adversa na Câmara. Atualmente, o progressista que esteve ao lado da administração durante oito anos, agora é tratado pelos pares governistas como oposição. Apesar da circunstância delicada, o parlamentar reage à conjuntura com bom-humor.

Durante os dois últimos mandatos, Gilberto atuou como líder do governo na Casa, defendendo os projetos da administração e comandando as rejeições de requerimentos e de proposituras dos parlamentares oposicionistas Horácio Neto (Psol) e Edgar Nóbrega (PT). Após a eleição, Gilberto renunciou o cargo e adotou postura independente no Legislativo, pois teria tido problemas com integrantes do Executivo durante a campanha e perdeu a confiança na Prefeitura.

Nas últimas sessões, as proposituras do progressista têm sido barradas pela bancada governista, formada por antigos aliados. Na sessão de terça-feira, um requerimento solicitando informações sobre medicamentos da Farmaimes (farmácia de manipulação da USCS - Universidade Municipal de São Caetano) também não passou pelo crivo do grupo da situação.

O vereador, então, brincou com o atual líder de governo, Gérsio Sartori (PTB). "O senhor está passando como um trator por cima de mim", discorreu. Indagado se o bom-humor irá perdurar pelos próximos quatro anos - caso a tendência de marcação ao progressista continue -, Gilberto Costa disse que manterá a postura. "Sei como as coisas funcionam. Isso não me incomoda. Na vida, temos de estar preparados para tudo. E eu estou."

A mudança de comportamento não ocorreu somente por parte do bloco governista. O vereador independente também alterou a conduta. Nos anos anteriores, abdicou do direito de enviar emendas aos projetos do Executivo, fato que nas últimas plenárias aconteceu com freqüência.

Durante a votação do orçamento 2009, por exemplo, apresentou o maior número de emendas entre os parlamentares: 11. "Gostaria de ter a garantia da execução dos projetos", justificou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;