Setecidades Titulo Mamografia
Secretaria da Saúde fará mutirão de mamografia
Fernanda Russo Filomeno
Especial para o Diário
12/11/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo realizará a partir do dia 29 um megamutirão de mamografia. Ao todo, 324 unidades de atendimento, espalhadas por 136 cidades, serão disponibilizadas para o exame.

As mulheres que tiverem interesse em participar do mutirão precisam agendar o atendimento por telefone. Esta campanha, diferentemente da passada, só atenderá mulheres com 40 anos ou mais e que estiverem com o pedido médico em mãos e horário marcado.

O agendamento, que começa hoje, encerra-se na quarta-feira que vem (19). Os atendimentos começarão no dia 29 e seguem por dez dias. A expectativa da campanha é atender cerca de 100 mil pacientes em todo Estado.

No Grande ABC foram montados nove postos de atendimento, que servem tanto para o agendamento quanto para realização dos exames.

Após o resultado da mamografia, a paciente receberá acompanhamento médico até o diagnóstico preciso do caso. Se for detectado algo suspeito, o Estado arcará com os custos dos outros exames mais específicos.

O objetivo da campanha, segundo a coordenadora Naide Oliveira, é diagnosticar precocemente os tipos de câncer, para que haja uma margem maior de recuperação das pacientes. "Quem descobre a doença ainda no início, tem entre 70% e 80% de chances de cura."

Segundo Naide, quando o câncer de mama está no início ele não apresenta sintomas. E é exatamente por isso que a mamografia é importante para a detecção. "Quem tem antecedentes da doença na família, diretamente, como irmãs e mãe, deve fazer os exames regularmente."

As mulheres que tiverem qualquer dúvida sobre o mutirão podem ligar para a Ouvidoria da Secretaria, pelos telefones 3066-8359, 3066-8488 ou 3066-8349. (Supervisão de Daniel Trielli)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;