Setecidades Titulo
Tuberculose mata 10% dos doentes em Santo André
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
23/04/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


Santo André registrou no ano passado 194 casos de tuberculose. O que mais preocupa a Secretaria de Saúde, no entanto, é o número de óbitos que acomete cerca de 10% dos doentes. O índice é maior do que o registrado pelo Estado, onde 7,5% das ocorrências terminam em óbito – 1.200 mortes para cada 16 mil notificações anuais.

Nas sete cidades da região foram registrados 808 casos no ano passado. Os índices fizeram com que Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá ficassem entre os 13 municípios definidos pelo Estado como “prioritários” no combate à doença.

“No Grande ABC, nossa maior dificuldade é com o diagnóstico. A tosse é um sintoma que é banalizado devido à poluição”, comenta Ana Chong, coordenadora do programa de controle da tuberculose municipal.

Ontem, Santo André sediou um programa de treinamento promovido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado com o intuito de acelerar o processo de controle da doença, que atinge 5.000 pessoas por ano no Brasil.

CURA

A tuberculose é causada por uma bactéria e tem cura. O diagnóstico é feito pelo exame de escarro, disponível no SUS (Sistema Único de Saúde).

Com dor no peito, tosse e febre, o aposentado Edson Lázaro dos Santos, 40 anos, foi procurar orientação médica. A tuberculose diagnosticada em 97 foi a primeira de cinco que contraiu até 2005. “Hoje estou curado. Não imaginava que estivesse com tuberculose porque minha tosse era seca.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;