Setecidades Titulo
S.Bernardo terá Centro de Pneumologia
Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
23/04/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Bernardo promete entregar até a metade do ano o primeiro Instituto de Pneumologia do município, em construção na Vila Deise. O centro foi idealizado para tratar, principalmente, crianças que sofrem de doenças respiratórias, como pneumonia, asma e bronquite, consideradas as principais causas de internação entre menores na rede pública. O investimento é de R$ 1 milhão.

A necessidade foi confirmada no perfil epidemiológico feito junto às unidades básicas de saúde para diagnosticar as prioridades da área, que identificou que os males respiratórios causam 67% das internações entre crianças. De acordo com o assistente de direção da Secretaria de Saúde, Alessandro Neves, o instituto terá pneumologistas especializados em todos os tipos de segmentos do sistema respiratório.

“Teremos médicos, por exemplo, que tratarão apenas pacientes que sofrem de asma. Outros que cuidarão somente de sintomas de bronquite ou rinite. Todos com equipamentos apropriados para o serviço e com uma equipe multidisciplinar”, diz.

A demanda para o tratamento de doenças respiratórias está espalhada por toda a cidade e atinge menores das mais diferentes classes sociais, com destaque para a população de baixa renda, com menos acesso à saúde.

Em regiões periféricas da cidade, como a Vila São Pedro e o Montanhão, a falta de saneamento básico, a ausência de pavimentação nas ruas e as condições precárias de moradia contribuem para o aumento de casos.

“Estamos muitos expostos às mudanças do tempo. O resultado é notado nas crianças, que sofrem muito com bronquite. Meu filho caçula Igor, de 11 meses, precisa de tratamento”, conta Karina Pereira do Nascimento, 27, moradora da Vila São Pedro.

No Montanhão, bairro vizinho, as reclamações têm um agravante: o lixo. “Sempre preciso levar minha filha de 7 anos ao Pronto-Socorro para fazer raio X e tomar injeção. A gente vive no meio da sujeira e isso faz mal”, afirma Ana Paula Pereira dos Santos, 30.

Com 1.000 m² de área construída, o instituto – que será um anexo da UBS Vila Deise – visa sanar parte dos problemas enfrentados pela população. A promessa é de atendimento de qualidade técnica e profissional. No local, haverá laboratórios específicos para tratamento de tuberculose e câncer de pulmão, maquinário para exames e sala de fisioterapia.

Para o secretário Walter Cordoni, as características climáticas da cidade justificam a obra. “Em parceria com a Fundação do ABC, ofereceremos um serviço único na América Latina.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;