Setecidades Titulo
Estado vai mapear escolas públicas
João Guimarães
Do Diário do Grande ABC
12/04/2008 | 08:18
Compartilhar notícia


Todos os diretores das 5.537 escolas estaduais terão de responder um questionário promovido pela Secretaria de Estado da Educação que servirá para mapear a estrutura física das unidades de ensino e permitir uma reorganização de toda a rede. O levantamento está sendo feito em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

De acordo com informações da secretaria, este será o maior estudo realizado nos últimos anos. O questionário é composto por 16 blocos, sendo que cada um trata de um assunto diferente. Entre as perguntas estão temas como os problemas e os desafios da escola para 2008, o espaço físico das unidades, sua infra-estrutura, corpo docente, o relacionamento com a comunidade e até os dados socioeconômicos do diretor da instituição.

Apesar do esforço, a secretaria ainda não possui informações sobre quais ações efetivas serão tomadas a partir destes números. De acordo com a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Casto, o estudo é essencial para que o governo possa entender melhor os cerca de 5,5 milhões de alunos existentes no Estado. Para ela, a prioridade é a qualidade no aprendizado. A meta do órgão é finalizar a pesquisa ainda neste ano.

Procedimento - Os responsáveis pelas instituições têm até o próximo dia 18 para responder o questionário no endereço eletrônico www.fipe-usp-seesp.adm.br

 De acordo com a secretaria todos os diretores estão sendo avisados e recebendo um código de acesso e senha.

Além deste questionamento via Internet, a secretaria irá realizar uma pesquisa no local para verificar as reais condições das escolas. Para Maria Helena, este mapa é muito importante para apontar o que está ruim e precisa ser alterado na rede estadual.

A atenção da secretaria para as escolas estaduais vem em boa hora. Quinta-feira, a Universidade de São Paulo anunciou o PAS-USP (Programa de Avaliação Seriada da USP). Segundo a instituição, o objetivo da iniciativa é aproximar a universidade das escolas públicas.

A partir deste ano, a instituição aplicará uma prova aos alunos do ensino médio que optarem por participar do programa. O resultado do exame pode significar um aumento de até 3% na nota do vestibular. Este ano, o teste será aplicado aos estudantes do 3º período. As 1ª e 2ª séries entrarão no programa em 2010 e 2011, respectivamente.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;