Economia Titulo
Juros bancários sobem e atingem maior patamar desde abril
Do Diário OnLine
25/03/2008 | 11:33
Compartilhar notícia


As taxas de juros cobradas pelos bancos nas operações financeiras realizadas pelas pessoas físicas e pelas empresas voltaram a subir no mês de fevereiro e alcançaram o maior patamar desde abril de 2007, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Banco Central.

A taxa média geral (que inclui todas as operações bancárias) para pessoa física subiu de 37,3% ao ano em janeiro para 37,4% no mês passado. Já os juros cobrados para os empréstimos subiram de 48,8% para 49% em fevereiro. Para as empresas, a taxa média dos bancos passou de 24,7% ao ano para 24,8% ao ano em fevereiro. Em todos os casos, os juros são os mais altos desde abril de 2007.

Segundo o BC, o aumento nos juros gerais cobrados das pessoas físicas se deve ao crescimento das taxas do cheque especial, que passaram de 145,5% ao ano em janeiro para 146% ao ano em fevereiro. Trata-se da maior taxa de juros desde março de 2006 (46,4% ao ano).

No entanto, a taxa cobrada no crédito pessoal caiu de 53,1% ao ano para 52,6% ao ano entre janeiro e fevereiro. O BC atribui a queda nos juros desta modalidade à redução ocorrida no crédito consignado (com desconto em folha), que passou de 29,4% para 28,7%.

Para a compra de veículos, a taxa média ficou estável em 31,2% ao ano em fevereiro, e permanece como a mais alta desde março do ano passado.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;