Setecidades Titulo
Volta do trabalho virou teste de paciência
Isis Mastromano Correia
22/02/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


Quem ensaiava uma volta tranqüila para casa teve de ter uma dose extra de paciência no final da tarde de ontem.

A chuva fez com que a espera por condução nos terminais rodoviários e estações de trem da região chegasse a, no mínimo, três horas.

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) paralizou as operações da Linha D (Luz-Rio Grande da Serra) às 18h30.

A bomba d’água da estação Prefeito Celso Daniel-Santo André não teria suportado o volume de chuva e a água da rua invadiu a parada de trens, conforme explicou um funcionário da ferrovia.

O túnel subterrâneo que interliga as plataformas ficou completamente tomado pela enxurrada. Nos trilhos, a água chegou a pouco mais de um metro de altura.

Sem trens, a estação mais movimentada da região parecia ter seus 38 mil passageiros diários aglomerados de uma só vez nas plataformas.

Às 21h, uma composição aguardava ordem de partida desde às 18h30. Esperançosos, alguns usuários esperavam a água baixar dentro do trem. A chuva também não poupou as estações Capuava, em Mauá, Utinga, em Santo André e São Caetano.

Na estação Luz, os passageiros com destino ao Grande ABC eram avisados de que teriam de fazer baldeação na estação São Caetano.

“Estamos dentro do trem, parados na Mooca há mais de uma hora”, descreveu o inspetor de qualidade Diego Armando de Souza, 21 anos,de Mauá, que tentava retornar à cidade.

De acordo com a CPTM, o trem voltou a circular de Santo André à Rio Grande às 22h30. Ainda não havia previsão para que a operação fosse normalizada da Luz à São Caetano.

Bombeiros tiveram de resgatar passageiros de dentro de uma composição que ficou ilhada entre Tamanduateí e Ipiranga.

Segundo a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) toda operação dos ônibus foi prejudicada pela chuva. A circulação começou a ser normalizada às 21h40.

Quatro das 11 linhas que trafegavam em São Bernardo pararam de circular por duas horas e meia e na a Avenida Ramiro Colleoni, em Santo André, oito trólebus pararam no mesmo trecho. Muitos passageiros prosseguiram a pé.

O túnel que liga as asas leste e oeste do terminal rodoviário, em Santo André ficou completamente alagado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;