Economia Titulo
Claro lidera vendas de novas linhas em 2007
Daniel Trielli
Do Diário do Grande ABC
08/02/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


“A Claro foi a operadora que mais cresceu em número de clientes em 2007”, comemorou o presidente da empresa, João Cox. De fato, os resultados divulgados nesta quinta-feira pela companhia apontam que foram 6,35 milhões de novas linhas contratadas em 2007, o que representa 30,1% do total do setor no ano em novas aquisições de clientes.

Assim, a Claro chegou a mais de 30,2 milhões de clientes, um aumento de 26,6% em comparação a 2006. Com isso, a participação do mercado da operadora chega a 25%, atrás da Vivo (27,6%) e da Tim (25,9%).

Cox ressaltou que a companhia acumula 22 meses consecutivos de aumento no market share e, nos últimos dois anos, ela vem se aproximando das duas concorrentes. No começo de 2005, os índices da Vivo, Tim e Claro eram de, respectivamente, 39,3%, 21,4% e 20,8%. “A cada trimestre vamos tirando um pouco dessa diferença”, contou.

Grande parte desse crescimento é no segmento de pós-pagos. A venda de celulares dessa categoria cresceu 44% na operadora e hoje 19% dos contratos da Claro são Pós. “Isso mostra que o cliente confia bastante na marca”, opinou Cox. Já a contratação de telefones pré-pagos cresceu 23% no mesmo período.

Em termos financeiros, os avanços da Claro em 2007 significaram aumento de 19,3% na receita líquida total, que atingiu R$ 10 bilhões no ano passado. Só em serviços, a receita líquida aumentou em 23,1%, chegando a R$ 8,67 bilhões. O lucro operacional chegou a R$ 326,4 milhões, aumento de R$ 884 milhões na mesma comparação.

A empresa também registra boa rentabilidade. O EBITDA (que na sigla em inglês significa lucro antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) de 2007 foi de R$ 2,5 bilhões, aumento de 135% em comparação ao ano anterior. Cox diz que o que impulsionou esse ganho foram os controles de custos ao mesmo tempo em que a receita cresceu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;