Cultura & Lazer Titulo
Carnaval também no teatro
Natane Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
02/02/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


Para atores, atrizes e diretores de teatro, Carnaval é sinônimo de trabalho. E é neste ritmo que os palcos paulistanos oferecem diversas opções de espetáculos para os que não são adeptos de marchinhas, confete e serpentina.

O teatro Tucarena, no bairro de Perdizes, exibe o premiado Aldeotas. No palco, Gero Camilo e Caco Ciocler recriam a relação de amizade entre dois garotos. Bastante poética e minimalista, a atuação dos dois atores cresce em cena durante a trama sobre a dupla que passou a infância na cidade fictícia de Coti das Fuças.

O fim de semana oferece a também comentada remontagem de Calabar – Breviário, texto de Ruy Guerra e Chico Buarque, em cartaz no Espaço 10º andar do Sesc Avenida Paulista. Censurada em 1974, a peça só pôde ser montada seis anos depois. Com base na história de Domingos Fernandes Calabar, aliado dos portugueses que passou para o lado dos holandeses em 1632, traça um paralelo do que era o Brasil à época da colonização. Destaque para as já consagradas composições de Chico Buarque, como Tatuagem e Bárbara, que fazem parte da trilha sonora.

Diretamente do Rio de Janeiro, A Pane, que estreou em janeiro no Teatro Sesc Anchieta, desmascara a hipocrisia da sociedade em um jantar. O texto de Friedrich Dürrenmatt (1921-1990) foi adaptado pelo jurista Nilo Batista e ganhou uma versão apetitosa: importante elemento cênico, os pratos da ceia são reais. Na história, um executivo acaba em uma sala de jantar cercado por juízes aposentados. Para eles, diversão é simular julgamentos. O que o visitante não esperava era ver-se transformado em réu.

E para os que não dispensam uma boa dose de rock’n’roll, ainda que leve, o espetáculo Renato Russo pode ser uma boa escolha. Em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, o monólogo musical traz o ator Bruce Gomlevsky no papel do cantor, compositor e líder da banda Legião Urbana. Além dos trejeitos e da aparência, o protagonista solta a voz em 22 canções nacionalmente conhecidas por meio do conjunto nascido em Brasília. Entre outros hinos do pop rock, estão Pais e Filhos, Será e Ainda É Cedo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;