Esportes Titulo
Táticos, brasileiros fazem a dobradinha na Prova de Reis
Fernando Cappelli
Especial para o Diário
14/01/2008 | 07:12
Compartilhar notícia


O sempre temido favoritismo queniano desta vez não foi suficiente para deter os brasileira na 31ª edição da Prova de Reis, realizada ontem em São Caetano.

Os atletas Ubiratan dos Santos, 26 anos, da equipe Reebok/Usina São José, e Edielza Guimarães, 28 anos, do Cruzeiro, foram os melhores entre os 1.500 participantes e venceram a prova no masculino e no feminino, com marcas de 29min26 e 34min23, respectivamente.

Cientes do nível da corrida, ambos adotaram estratégias semelhantes para sobrepujar os demais atletas nos 10 quilômetros de disputa.

“É preciso se adaptar de acordo com os adversários e segurar um pouco a empolgação dos trechos iniciais. Estava me sentindo bem desde o começo, mas no quilômetro oito (entre a Rua Piratininga e a Avenida Kennedy) e percebi que conseguiria impor um ritmo mais forte. Assim, consegui uma ótima vantagem sobre o segundo colocado (o queniano Kiprono Mutai) e a mantive até o final”, afirmou Ubiratan.

O atleta ficou em nono na última São Silvestre e na semana passada faturou a versão brasiliense da Prova de Reis. Ubiratan ainda está na briga do índice para garantir vaga nos 5 mil e 10 mil metros dos jogos Olímpicos de Pequim.

Entre as mulheres, a igualdade entre três competidoras (Edielza e as quenianas Gladws Shemwmnd e Pauline Chepchumb) foi a tônica, com o trio correndo lado a lado desde o início. Mas a brasileira superou a dupla africana no final.

“Já havia disputado a prova há alguns anos, no trajeto antigo. Agora, tem menos subidas, o que possibilita uma preparação tática mais detalhada. Felizmente, tive cabeça para esperar o momento certo e garantir a primeira vitória deste ano”, disse.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;