Setecidades Titulo Campanha
Educadores entram na campanha do Dia Mundial Sem Carro
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
19/09/2008 | 07:28
Compartilhar notícia


A campanha Sabendo Usar Não Vai Parar, lançada pelo Diário para comemorar o Dia Mundial Sem Carro (próxima segunda-feira, dia 22), está envolvendo instituições de ensino, poder público, ONGs e população. Prova disso foi a ação que o professor Volney Paulo Guaranha, 32 anos, desenvolveu quinta-feira com cerca de 15 alunos do curso de Pedagogia da Faculdade Anchieta, de São Bernardo.

Por trabalhar com disciplinas voltadas ao transporte, ele organizou uma caminhada com o grupo para orientar e incentivar os alunos a deixarem o carro na garagem no dia 22. "O objetivo foi fazer com que as pessoas se mobilizem e utilizem o automóvel de maneira consciente", diz.

O percurso teve cerca de dois quilômetros: foi da Faculdade Anchieta até o Parque Cidade-Escola da Juventude Città di Marostica. "Falei sobre o aumento de carros nas ruas, os problemas das malhas rodoviárias e a perda da qualidade de vida por conta dos congestionamentos", contou Guaranha.

Carona - A maneira que o professor encontrou para ajudar na preservação do meio ambiente foi fazer a carona solidária com mais dois professores da faculdade. "Moramos na Zona Norte da Capital e não tem sentido virmos com três carros para o Grande ABC."

Desde 2005, Guaranha faz rodízio de carros com colegas de trabalho. "Dependendo da disponibilidade dos dias, damos carona para algum professor que fica no metrô, pois os horários nem sempre são iguais."

Trem e metrô dão mais espaço à bicicleta

Para incentivar mais pessoas integrarem bicicleta com outros meios de locomoção, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, em ação conjunta com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o Metrô, ampliam o horário do programa Ciclista Cidadão, que permite a entrada de bicicletas no sistema aos sábados, domingos e feriados.

Nos trens, os ciclistas terão acesso aos sábados das 14h até o fim da operação, à 1h. Aos domingos e feriados, o programa funcionará das 16h à meia-noite.

No metrô, além da ampliação do horário aos fins de semana e feriados, o acesso com bicicleta também será permitido de segunda à sexta-feira, a partir das 20h30.

Desde que foi lançado, em fevereiro de 2007, o programa Ciclista Cidadão registrou mais de 40 mil acessos de usuários com bicicletas no sistema. O objetivo é incentivar as pessoas a utilizarem bicicletas como veículo de transporte.

Para entrar na estação, o ciclista deve procurar um funcionário do sistema para validar o bilhete no bloqueio eletrônico. Na saída, o procedimento deve ser o mesmo.

Enquanto estiver dentro dos vagões ou nas áreas de circulação externa, o ciclista não deve montar na bicicleta. A viagem será feita sempre no último carro, dando prioridade aos demais usuários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;