Esportes Titulo Tricolor x Peixe
'Clássico do desespero' reúne São Paulo e Santos no Morumbi

Tricolor quer se aproximar do G-4 e Peixe tenta fugir do rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro

31/08/2008 | 07:30
Compartilhar notícia


Ano passado, São Paulo e Santos chegaram a travar uma disputa equilibrada - ao menos por algumas rodadas - pelo título brasileiro. Os são-paulinos acabaram conquistando o campeonato, enquanto os santistas terminaram em segundo lugar. Hoje, às 16h, no Morumbi, se encontram em posições bastante distintas: o São Paulo briga para entrar no G-4, o grupo dos quatro primeiros colocados, enquanto o Santos luta para sair da zona de rebaixamento.

Mais fracos tecnicamente do que em anos anteriores, os dois rivais paulistas ainda não embalaram na competição. Isso pode ser facilmente comprovado pela classificação do Brasileirão, e também pelo público nos estádios nos jogos de ambos. Habituados a decisões e a freqüentar a parte de cima das tabelas, os são-paulinos têm apenas a 13ª melhor média do campeonato, com 11.901 pagantes por partida.

Nos dois anos anteriores, quando o São Paulo se sagrou bicampeão brasileiro, o Morumbi era palco para mais de 28 mil torcedores por partida, a segunda melhor média de público. "A desconfiança da torcida não é por acaso", admitiu o zagueiro André Dias. "O São Paulo não vem fazendo uma campanha boa."

Mas André Dias não perde a esperança de que, com os retornos do volante Hernanes (reintegrado após defender o Brasil na Olimpíada de Pequim) e do zagueiro Miranda (recuperado de contusão), o time do São Paulo possa voltar a apresentar um bom futebol e empolgar. "Agora vamos fazer bons jogos e a torcida vai dar a resposta também", disse o zagueiro.

O Santos não costuma levar grandes públicos à Vila Belmiro mesmo quando tem

um bom time. A média dos últimos anos não chega a 9.000 pagantes por jogo. Neste Campeonato Brasileiro, não é diferente, com um agravante: a situação na classificação é muito ruim. Diante disso, os torcedores não se conformam e já causaram alguns transtornos ao clube durante o campeonato. Xingaram, protestaram, picharam muros. Uma vitória em um clássico, no entanto, pode mudar o clima. É o que os santistas esperam.

Rodrigo Souto comemora 100 jogos no Peixe

A festa continua para Rodrigo Souto. A vitória contra o Cruzeiro, na última rodada, ele jamais esquecerá, porque foi a sua primeira partida, e com vitória, após dias de insônia e angústia em razão da suspensão por dois anos imposta pela Conmebol por ter sido pego no doping.

No clássico com o São Paulo, hoje, no Morumbi, o volante vai comemorar o 100º jogo com a camisa do Santos. "Acredito em nova vitória", afirma.

"Nesse momento, o São Paulo está melhor e seu objetivo é bem diferente do nosso. Ele briga por vaga na Libertadores.

da América do ano que vem e até pelo título do Brasileiro, mas quem está do outro lado sabe que não será fácil.", afirmou o volante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;