Setecidades Titulo Trânsito
Santo André inicia teste
de nobreak em semáforo

Tecnologia inédita na região impede que semáforos apaguem
e deverá ser instalada em 60 cruzamentos no próximo verão

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
21/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Em até 30 dias, a Prefeitura de Santo André começa a testar tecnologia inédita na região que impede que os semáforos apaguem caso haja queda de energia, ocorrência comum durante o período chuvoso do ano. O sistema de nobreak deve ser testado em dois cruzamentos da cidade, ainda a definir. O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Segurança Pública e Trânsito, José Luis Navarro, em visita ao Diário.

Conforme Navarro, reunião está marcada para a semana que vem a fim de definir os detalhes da instalação do equipamento. "Se os testes derem certo, vamos abrir licitação para adquirir a solução. Dessa forma, conseguiremos reduzir os congestionamentos e, principalmente, os acidentes que podem acontecer quando os semáforos não funcionam."

O diretor de Trânsito da Pasta, Epeus Pinto Monteiro, destaca que, das 250 interseções semafóricas da cidade, cerca de 60 são críticas, ou seja, tem alto potencial para causar congestionamentos e acidentes ao sofrer quedas de energia.

Esses serão os cruzamentos beneficiados caso os testes deem certo. Eles estão localizados nos principais corredores de trânsito do município, tais como avenidas Dom Pedro II, dos Estados, Pereira Barreto, Ramiro Colleoni, Coronel Fernando Prestes e Rua Luís Pinto Flaquer.

Segundo o diretor, os faróis que mais apagaram nas últimas chuvas estavam localizados nessas vias, além da Avenida 15 de Novembro e Rua Ciqueira Campos. "A ideia é que a maior parte das interseções desses corredores de trânsito da cidade esteja com a tecnologia nobreak para o próximo verão", destaca Monteiro.

Há quatro cruzamentos que poderão receber os dispositivos de testes, que não terão custo para a Prefeitura, conforme garante Navarro. São eles: Avenida Dom Pedro II com Rua Catequese; Avenida Dom Pedro II com Rua das Monções; Avenida Coronel Fernando Prestes com Rua Alfredo Flaquer; e o farol para conversão de quem está na Avenida 15 de Novembro e seguirá no sentido da Avenida Ramiro Colleoni.

O equipamento tem custo de até R$ 10 mil por unidade e é equipado com bateria que permite autonomia de até quatro horas, com validade de quatro anos. "Mesmo que não falte energia no período de testes, podemos desligar o fornecimento para o semáforo e verificar quanto tempo o sistema aguenta", detalhou Monteiro.

SEGURANÇA

O secretário Navarro anunciou ainda que está aberta a licitação para compra de 22 câmeras de segurança, que serão instaladas em pontos estratégicos do município. Hoje, Santo André conta com 19 equipamentos do tipo. "A ideia é utilizar a tecnologia para monitorar ocorrências de trânsito e também coibir a prática de crimes."

A expectativa de Navarro é que os equipamentos estejam funcionando até o meio do ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;