Cultura & Lazer Titulo Aniversário
Arte em festa

Celeiro do pensamento cultural do Grande ABC, a editora e
Livraria Alpharrabio, comemora 21 anos nesta quinta-feira

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
21/02/2013 | 07:20
Compartilhar notícia


Celeiro do pensamento cultural do Grande ABC, a editora e Livraria Alpharrabio, que hoje comemora 21 anos, é também um dos mais importantes painéis da produção artística regional. Está tudo lá, não apenas nos mais de 100 livros editados, mas também nas documentações, registros de debates, conversas, da efervescência que domina os encontros entre os interessados pela arte.

Não à toa, deparando-se com a história que fez e registrou, Dalila Teles Veras, que comanda o espaço com apoio da família, se emociona por quão longe chegou, ainda mais em um tempo em que cultura vale menos que entretenimento e a economia do mercado editorial gira apenas em torno dos conglomerados.

"Esse volume me dá a ideia de que eu não tenho o direito de parar. Já nos inserimos na vida cultural da cidade e da região. Toda vez eu ameaço parar, existe a dificuldade, a idade chegando, mas vou me convencendo que não é à toa que uma livraria, diante de todas as realidades econômicas e culturais de hoje, resista esse tempo todo publicando obras de qualidade."

Essas obras, aliás, são o grande chamariz da programação de aniversário, que segue de hoje até o abril. Encontros para falar sobre as poesias, ficções e registros das atividades - a casa, além de sediar debates diversos, abriga o Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC - estão na agenda. Artistas como Tarso de Melo, Antonio Possidonio Sampaio, Luis Alberto de Abreu e Alexandre Takara, entre outros, versam sobre as suas produções que saíram pela Alpharrabio e colocam em contexto a literatura produzida no Brasil.
ARTES PLÁSTICAS

Poeta da urbanidade, o andreense Guilherme Augusto, o Gafi, traduz em suporte, com tintas, elementos da cidade que não param de se transformar. Sua própria produção é frenética, tanto que leva a chancela de 'Processos Intermináveis', mostra com a qual abre a celebração de 21 anos da livraria a partir de hoje.

Inspirado pelo grafite, Gafi percebeu que queria levar seus processos para além do que a cidade permitia, uma liberdade que fosse mais do que os muros que pintava. Por isso, logo que conseguiu montar seu ateliê, o jovem de 27 anos trouxe a rua para casa.

"O meu dia a dia reflete a minha produção. Gosto de transformar a não rotina em arte, de pegar aquilo que passa despercebido, o excesso de informação, e ver transformado em algo que pode ser visto com outros olhos, que as pessoas possam reparar", diz Gafi, que vem desenvolvendo vários trabalhos sobre madeira, troncos de árvores, caixas de feira etc.

"Sempre quis trazer algo a mais à pintura, como a textura e a tridimensionalidade. Eu mesmo construo meus suportes, todos de elementos urbanos que encontro por acaso e levo para o ateliê para restaurar e para que eu possa me apropriar deles e compor com camadas e sobreposições."

É a arte como reflexo da vida, da cidade e de suas transformações. "É um pouco como a vida. Tem que ter foco, objetivo, mas nunca se sabe, às vezes há um plano e uma força de vontade de que tudo aconteça como o esperado, mas nada dá certo. Levo isso para o meu trabalho, sem me limitar."

NOVO MOVIMENTO

Dalila, no embalo da juventude de Gafi, revela que a Alpharrabio está mais cheia de jovens do que nunca. Jovens de todo canto da cidade e da região, que debatem e entendem de cultura. E que é esse o movimento que vai fazer com que seu trabalho à frente da livraria persista. "Estamos atentos para outras linguagens, debates e propostas. Há alguns anos, a faixa etária dos que frequentavam o espaço era de gente acima de 35 anos. Agora tenho visto muita gente com menos de 30, gente engajada, que sabe sobre o que está falando, que faz reivindicações que não são choradeira, que não está passando a bandeja", diz.


Programação

- Hoje, às 19h30.
Abertura da exposição 'Processos Intermináveis', de Guilheme Augusto, o Gafi, e festa de confraternização.

- Dia 25, das 19h às 21h.
Reunião mensal do Fórum Permanente de Debates Culturais.

- Dia 2, às 10h30.
Lançamento da plaqueta propostal em homenagem a Zhô Bertholini.

- Dias 8, 15 e 22, às 20h.
Espetáculo teatral 'Pessoa', com Marcos Lemes. Ingr.: R$ 20.

- Dia 9, às 10h30.
Encontro A Poesia do Alpha.

- Dia 16, às 10h30.
Encontro A Prosa do Alpha.

- Dia 23, às 10h30.
Encontro A Escrita de Si do Alpha.

- Dia 12 de abril, às 19h.
Conversa de Livraria com o artista plástico Guilherme Augusto, o Gafi.

Livraria e Editora Alpharrabio - Rua Doutor Eduardo Monteiro, 151, Santo André. Tel.: 4438-4358.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;