Setecidades Titulo Aniversário
São Caetano, 131 anos: projeto desperta veia artística em alunos
Do Diário do Grande ABC
28/07/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


A comunidade passa a ser uma extensão da escola e, por meio de ações educativas com intervenções artísticas, o bairro vai ganhando uma cara nova.

Assim está ficando o Prosperidade desde que recebeu o projeto Bairro-Escola, concebido pelo jornalista Gilberto Dimenstein.

Muros de escolas, residências e empresas de um dos bairros mais tradicionais de São Caetano ganharam cor, além de integrarem moradores de diferentes idades.

Alunos da Escola Municipal e Estadual Laura Lopes viram despertar a criatividade e elaboraram desenhos que retratam a importância da preservação do meio ambiente, da alimentação saudável e da literatura, entre outros temas.

Pintores da Associação dos Artistas de São Caetano também apostaram na idéia. Sob a coordenação do gestor de conhecimento, André Duarte Stábile, o projeto, que iniciou-se em setembro do ano passado, abrange 26 endereços - agora transformados em galerias de arte a céu aberto.

"Escola isolada não consegue conhecimento. É preciso envolver para ter educação de melhor qualidade", acredita o educador.

Já foram concluídos 20 muros. A proposta da última intervenção artística, que deve ficar pronta em setembro, será sobre o tema música.

Participantes destacam orgulho e beleza da idéia

A bandeira do Brasil concebida em vários ângulos deu novo colorido para o desgastado muro de uma empresa fabricante de aço instalada no bairro há quase um ano. "Essa iniciativa agrega muito para a comunidade", acredita o assistente administrativo Cristiano Foreste.

Enquanto o funcionário conversava timidamente na calçada, o estudante da 4ª série Carlos Antonio da Silva, 12 anos, observava cada detalhe da pintura que ajudou a fazer. "Achei muito legal participar. Todas as tardes depois que saía da escola vinha desenhar", conta.

Ligia Andrade da Luz, 22 anos, também não esconde o orgulho de ter participado do embelezamento de muros. "Criei o desenho e, junto com outras pessoas, fizemos o trabalho na escola."

Painéis dão cara nova e viram mania no bairro

Se dependesse da dona-de-casa Ieda Franco, 55 anos, todos os muros deveriam receber os trabalhos do projeto Bairro-Escola. "Eu faria em todos os lugares possíveis. É importante para embelezar as ruas."

O colorido dos mosaicos nas paredes é facilmente reconhecido por quem circula pelas ruas do Prosperidade. Além desse tipo de técnica, também são usados azulejos para estampar os desenhos.

Mulheres pintoras resolveram se envolver totalmente na idéia em benefício da comunidade. "Desde fevereiro estou participando do projeto. É bom, pois, além de ajudar o bairro, posso aperfeiçoar a minha capacitação", avalia a dona-de-casa Nivea Maria Pelegrino, 42 anos.

A pirâmide feita de pratos que estampam a cadeia alimentar saudável é motivo freqüente para a parada de curiosos no portão da residência de Regina Cunha Velasco Fiorelli, 46 anos. "As crianças quando passam ficam admirando os desenhos. Qualquer forma de arte é legal e importante."

AMPLIAÇÃO - Segundo o gestor André Stábile, o Bairro-Escola não ficará apenas limitado ao Prosperidade. "A proposta é tornar São Caetano uma cidade do conhecimento, em que a base será sempre o aprimoramento da educação junto com o desenvolvimento da comunidade", afirma o educador.

Em novembro, Stábile apresentará ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC a estrutura do trabalho para que seja transformado em proposta de Política Pública Permanente, fazendo do Bairro-Escola um projeto de âmbito regional.

Os educadores lembram que o Bairro-Escola está aberto a voluntários e profissionais que queiram participar da produção artística.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;