Política Titulo São Bernardo
Marinho busca consenso na eleição interna do PT
Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
18/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Articulador político do PT, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, quer evitar disputa interna no PED (Processo de Eleição Direta), que definirá o próximo presidente do diretório municipal da sigla.

O atual mandatário da legenda no município, Wanderley Salatiel, que está desde 2007 no posto, não continuará no cargo. "Queremos construir alternativa para que o partido seja liderado sem disputa, ouvindo as lideranças partidárias e os vereadores para construir essa unidade", disse Marinho.

No último pleito interno, realizado em 2009, Salatiel foi eleito com 1.977 votos (73,985%), mas disputou com outros dois candidatos: o vereador Luiz Francisco da Silva, o Luizinho, teve 307 adesões (11,25%) e Antonio Tauvanes, que conquistou 103 sufrágios (4,25%). A votação não foi das mais tranquilas, pois houve briga na porta do diretório.

Na avaliação de Salatiel, a busca pelo consenso é uma das principais deliberações do partido. "Estamos trabalhando para apresentar um nome."

Ainda não há definição dos petistas que podem comandar a legenda, mas Braz Marinho, irmão do chefe do Executivo e um dos coordenadores de sua campanha à reeleição, é cotado. Comenta-se nos bastidores que ele articula para receber o aval dos militantes.

O pleito interno ocorre em 10 de novembro. Nas cidades onde houver segundo turno, a eleição continua em 24 de novembro. As inscrições para a formação das chapas começam em 11 de setembro. Apenas os petistas filiados até 30 de outubro de 2012 podem participar do PED.

Até essa data, o diretório petista de São Bernardo recebeu 1.500 pedidos de filiação, causando desconforto em alguns dirigentes da legenda, que consideram as adesões exclusivas para fortalecer algum grupo interno na sigla e não por ideologia partidária.

Houve relatos de pressão para que funcionários comissionados da Prefeitura se filiassem. Com as novas fichas, algumas ainda em análise, o PT de São Bernardo tem cerca de 9.000 filiados.

 

ESTRATÉGIA

De acordo com Salatiel, o diretório petista está elaborando um calendário de plenárias para os filiados, que precisam participar de pelo menos uma reunião para votar no PED.

O novo comandante da legenda na cidade onde nasceu o PT ficará responsável for reforçar a base para a reeleição da presidente Dilma Rousseff. No segundo turno do pleito em 2010, Dilma conquistou 241.547 votos (56,2%) em São Bernardo.

O novo mandatário petista também atuará para levar o petismo pela primeira vez ao comando do Palácio dos Bandeirantes. Embora refute entrar na disputa pelo governo do Estado ano que vem, Luiz Marinho é cotado para disputar o posto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;