Setecidades Titulo DGABC nos Bairros
Ação terá voluntários da área da Saúde
André Vieira
Especial para o Diário
05/06/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


Acostumada a participar das ações promovidas pelo Diário do Grande ABC nos Bairros, a Escola Alpha, que forma profissionais da área de Saúde, mais uma vez colocará alunos e professores à disposição para atender à comunidade.

O evento deste sábado será realizado a partir das 9h, na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Irmã Odete Maria Ramos Pinto, na Vila São Pedro - bairro populoso e carente de São Bernardo.

Segundo a diretora administrativa Luciene Ramos, a instituição oferecerá os serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia. "Algumas pessoas nunca fizeram esses testes. É uma grande oportunidade. Muitos se surpreendem com o resultado e descobrem que têm pressão alta, por exemplo", afirmou a diretora, que levará cerca de 15 voluntários.

Luciene comemorou a chance de participar. "A escola fica muito feliz em poder trabalhar com nossos alunos representando a Secretaria da Saúde, que apóia o nosso trabalho e fornece todo o material necessário para a realização dos procedimentos", contou.

Coordenadora técnica de enfermagem das UBSs do município, Maria do Carmo Garcia Fernandes avalia o trabalho das equipes voluntárias que participam do evento. "Todos os procedimentos são registrados e remetidos para a Secretaria da Saúde. Os pacientes que apresentarem taxas alteradas serão encaminhados às unidades de Saúde", disse.

AÇÃO
Organizado em parceria com a Prefeitura e com os patrocínios da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo) e do Shopping Metrópole, o projeto social desenvolvido pelo Diário promove gratuitamente atividades de lazer, saúde e cidadania. No ano passado, mais de 100 mil pessoas participaram das ações. Só em São Bernardo, cerca de 15 mil munícipes foram beneficiados. Vizinho da Vila São Pedro, o bairro Montanhão teve o recorde de público em 2007, com 8.000 visitantes.

Livros, discos e DVDs terão espaço de troca

Além de participar das inúmeras atividades propostas pelo projeto promovido pelo Diário, quem visitar a Emeb neste sábado poderá também sair com um livro, revista, gibi, CD, DVD ou vinil novos. Para isso, basta levar um exemplar de qualquer um destes objetos e trocá-lo diretamente por outro de igual categoria. O serviço será oferecido por funcionários do Espaço Troca-Livros, mantido pela Prefeitura.

"Vamos levar um pouco de cada coisa. Ficção, auto-ajuda e romance, entre outros. Serão cerca de 2.000 títulos", disse a chefe de Divisão de Biblioteca Pública do município Rudinéia Canever. "Quando existem grandes eventos populares, como o Diário do Grande ABC nos Bairros, levamos nosso acervo para oferecer à população seleções diversificadas de leitura."

Rudinéia faz questão de convidar toda a comunidade para participar. "O livro descortina o mundo. É uma viagem constante", disse a chefe, que tem os livros sempre como primeira opção de escolha para presentear familiares e amigos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;