Cultura & Lazer Titulo O Mago da Luz
A magia do cinema em flagrantes de bastidor
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
04/06/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


Que amante do cinema não tem curiosidade de visitar um set de filmagem? E se atrás das câmeras estivesse o diretor preferido? Pois um fotógrafo italiano conseguiu entrar e, mais que isso, registrou profissionalmente cenas de rara beleza durante a produção de filmes dos conterrâneos Federico Fellini (1920-1993), Bernardo Bertolucci e Pier Paolo Pasolini (1922-1975) e do espanhol Pedro Almodóvar, entre outros. O resultado do trabalho das últimas quatro décadas está na exposição gratuita O Mago da Luz - Mimmo Cattarinich, que abre ao público amanhã no Sesc Santo André, às 13h, depois de rodar a Capital desde janeiro.

Além das imagens que desvelam importantes títulos do cinema, uma oficina introduzirá os princípios da fotografia e do trabalho de fotógrafo de cena - profissão que, se constasse no dicionário, teria a foto de Mimmo Cattarinich. Batizada Da Câmara Escura aos Bastidores do Cinema - No Caminho de Mimmo Cattarinich, é aberta a pessoas acima dos 15 anos. Para participar, basta se inscrever na Central de Atendimento do Sesc. Os encontros serão nos dias 14, 15, 21 e 22, das 15h às 17h.

O fotógrafo e educador André Moncaio ministra palestra no dia 26, às 19h30. Focada na direção de fotografia de títulos de cineastas abordados na exposição, Direção Fotográfica no Cinema Europeu - Cenas Comentadas vai exibir e esclarecer como a cinematografia foi formatada. Podem participar maiores de 16 anos. No dia 11 haverá exibição de E La Nave Va (1983), de Fellini, às 9h30. É necessário retirar ingressos com 1 hora de antecedência para ambas as atrações.

O italiano começou a trabalhar com cinema nos estúdios De Laurentis, ainda criança. Foi assistente no laboratório fotográfico da empresa, o que lhe permitiu fazer cópias de suas imagens às escondidas. Já crescido, estreou como fotógrafo de cena em Gli Invasori, de Mário Brava. Foi Fellini, no entanto, quem lhe deu o apelido de ‘Mago da Luz'.

O Mago da Luz - Mimmo Cattarinich - Exposição. 5 de junho a 27 de julho. No Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Tel.: 4469-1200. Terça a sexta, das 13h às 21h30. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;