Setecidades Titulo Desafio de Redação
Palestra amplia visão de jovens

Cardiologista explanou sobre a saúde do coração a estudantes de colégio em Santo André

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
24/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Alunos do 6º ao 9º anos do Educandário Santo Antonio, no bairro Jardim, em Santo André, voltaram para casa com um olhar diferenciado sobre saúde após assistirem, ontem, a palestra que abordou os cuidados necessários com o coração. A apresentação foi a terceira de 14 que serão realizadas em duas escolas de cada uma das sete cidades, na oitava edição do Desafio de Redação.

A temática foi explanada a 120 estudantes, com idades entre 11 e 15 anos, pelo coordenador do setor de cardiologia do Hospital Brasil, Flávio Borelli. Com incidência de fumantes cada vez mais jovens, uma das questões destacadas foi o tabagismo. “ Quem fuma está perdendo a chance de continuar tendo boa saúde e quem não fuma pode desenvolver doenças ao inalar a fumaça”, explicou.

Moda entre muitos adolescentes, o uso de narguilé foi um dos questionamentos dos alunos. “Assim como o cigarro, faz mal à saúde”, respondeu o especialista.

As informações causaram impacto positivo. “A palestra serviu para nos preparar a falar ‘não’ às coisas que podem causar doenças”, disse Maria Eduarda Antunes da Costa, 14, que conquistou em 2013 o segundo lugar da categoria 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) do concurso.

Outro ponto abordado pelo médico foi a importância da prática de atividades físicas, como caminhada e outros esportes. “Mexer-se é muito bom, pois melhora as articulações e a saúde, ajudando no controle de doenças.”

O recado foi captado por Heitor Marcatti, 13. “Antigamente as pessoas buscavam inovação e criatividade, hoje buscam o sedentarismo. A palestra foi muito importante para abrir a mente de todos.”

“Os alunos saem daqui como grandes multiplicadores das informações, por isso, ações como essa são de extrema importância”, salientou a diretora da escola, Denise Bernardo.

O Desafio de Redação é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e tem apoio da Ecovias e Hospital Brasil.

Experiência pessoal e respeito pautam textos produzidos para o concurso

Estudantes da EE Professor João Carlos Gomes Cardim, em Diadema, que participaram ontem do Desafio de Redação, usaram experiências pessoais para elaborar o texto do concurso, que tem como tema Qualidade de vida hoje. Saúde no futuro.

A aluna do 8º ano do Ensino Fundamental Kethelyn Aparecida da Silva relembrou dia em que a irmã mais nova, que tem problemas com convulsões, precisou de assistência médica. “Sorte que meu pai tem convênio.”

Outra questão que chamou a atenção foi a rebelião que aconteceu no sábado na Fundação Casa de São Bernardo. “Os adolescentes queimaram colchões pagos com o nosso dinheiro. Conheço pessoas onde moro que não têm condições de ter uma cama. É preciso ter mais respeito para garantir um bom futuro”, diz Maycon do Carmo Luz, 13, do 8º ano do Ensino Fundamental. (Renata Rocha – Especial para o Diário)

Neurologista estará hoje na EE Jean Piaget, em São Bernardo

O neurologista do Hospital Brasil, da Rede D’or, Oreste Lanzoni realiza na tarde de hoje palestra na EE Jean Piaget, no Jardim Detroit, em São Bernardo. O encontro com os jovens para falar sobre temas relacionados à saúde e qualidade de vida terá início a partir das 14h.

Esta é a quarta palestra de um total de 14 que serão ministradas aos alunos de escolas da região para abordar o tema do Desafio de Redação deste ano: Qualidade de vida hoje. Saúde no futuro.

A ideia é conscientizar os estudantes sobre a importância de se cuidar para garantir uma vida longa e saudável. (da Redação)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;