Fechar
Publicidade

Domingo, 5 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Primavera reacende esperança por chuva

Claudinei Plaza/DGABC  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Estação das flores terá início às 23h29 de hoje; previsão é de temperaturas acima da média


Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC

22/09/2014 | 07:00


Começa hoje, às 23h29, a estação das flores. A chegada da primavera reforça entre os paulistas a esperança de dias menos secos, após o longo período de estiagem iniciado no ano passado. A tendência, segundo meteorologistas, é que os próximos três meses do ano fiquem dentro da normalidade prevista para a época, que corresponde ao período de transição entre a estação seca (inverno) e a chuvosa (verão), com aumento gradual da temperatura e também das chuvas.

Conforme explica a meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Danielle Barros Ferreira, a expectativa é que o El Niño, fenômeno causado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico além do normal, não tenha influência na região Sudeste do País neste ano. Apesar disso, a previsão é que a estação tenha temperaturas acima da média. “Geralmente os termômetros ficam entre 18ºC e 20ºC, mas as máximas podem chegar a 32ºC em algumas regiões do Estado.”

Já o índice de chuvas deverá permanecer dentro da normalidade para a estação do ano, como explica a meteorologista do Inmet. “A precipitação total no acumulado do mês deve ficar entre 100 milímetros e 150 milímetros”, destaca.

Apesar da boa notícia para os paulistas, as pancadas de chuva, que começam a partir de outubro e ganham regularidade em novembro, não serão suficientes para restabelecer os níveis dos reservatórios, como é o caso do Sistema Cantareira, ressalta Danielle. “Passamos por um inverno muito rigoroso, com muita concentração de massas de ar seco. Essa chuva só vai servir para amenizar a situação, não irá resolver totalmente”, considera.

O período do ano também favorece o florescimento de diversas espécies de flores, como rosas, girassóis, orquídeas, hortênsias, gérberas, dama-da-noite, entre outros.

Hoje os termômetros devem ficar entre 13ºC e 21ºC. O tempo permanecerá nublado com névoa durante todo o dia e a noite e não há previsão de chuva.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;