Setecidades Titulo Obras
São Bernardo adianta reunião com lojistas

Encontro para discutir obras do Programa Drenar na Rua Jurubatuba será realizado hoje

Daniel Tossato
Especial para o Diário
19/09/2014 | 07:01
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Os comerciantes da Rua Jurubatuba, em São Bernardo, que serão prejudicados pelas obras da segunda etapa do Programa Drenar, conseguiram adiantar a reunião com o secretário de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli (PT), para hoje, às 14h. Os lojistas aguardam posição oficial da gestão Luiz Marinho (PT) sobre o anúncio feito ao Diário na semana passada de que as intervenções no trecho serão feitas por método destrutivo, ou seja, com interdição da via.

Os proprietários de lojas entre as ruas Príncipe Humberto e Ítalo Setti pressionam a administração municipal para que as intervenções sejam feitas pelo método não destrutivo, de forma a evitar o bloqueio. A data inicial para a reunião era a próxima terça-feira. “Antecipamos o encontro para termos uma posição oficial da Prefeitura. Até agora não nos disseram nada e vou pedir que oficializem a decisão em documento”, afirma o presidente da comissão, Walter Resende, que informou ter recebido e-mail com a nova data.

Abaixo-assinado também foi elaborado pelos donos dos comércios da Jurubatuba e será apresentado ao secretário na ocasião. O documento reúne cerca de 5.000 assinaturas. “Será mais uma forma de pressionar para que a obra não seja feita ‘por cima’”, diz Rezende.

Os comerciantes admitem que, caso a Prefeitura não volte atrás e interdite a via até a conclusão da obra, prevista para julho de 2016, haverá perdas irreparáveis nos negócios e muitos terão de fechar as portas. A comissão foi criada para que fosse aberto diálogo com a Prefeitura e, após algumas reuniões, os comerciantes seguem sem informações. A administração afirma que desde fevereiro vem explicando o projeto e seus reflexos na localidade. Procurado novamente para saber o teor da reunião de hoje, o Executivo não se manifestou.

A obra antienchente é uma das principais bandeiras do Paço de São Bernardo e recebeu verba do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal, totalizando R$ 600 milhões em investimentos. Abrange os túneis da Rua Jurubatuba, um piscinão no Paço Municipal, canalização de córregos que fazem parte do Ribeirão dos Meninos, galeria jusante na Avenida Aldino Pinotti e microdrenagem nas vilas Gonçalves, Euclides, Duzi e Jardim do Mar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;