Cultura & Lazer Titulo Cultura na região
São Bernardo
em ano-chave

Direcionamento do Executivo no segundo mandato de
Marinho será em torno do Plano Municipal de Cultura

Luis Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
11/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O ano de 2013 promete ser de extrema importância para o futuro cultural de São Bernardo. Segundo o secretário de Cultura, Osvaldo de Oliveira Neto, o direcionamento do Executivo no segundo mandato do prefeito Luiz Marinho (PT) será em torno da formulação do Plano Municipal de Cultura. A adesão foi realizada no fim do ano passado e, atualmente, a Pasta aguarda resposta positiva do Ministério da Cultura para convocar a sociedade civil para debate de ideias. "Esse é o grande desejo dos gestores, da sociedade e dos artistas. Pela primeira vez temos condições de elaborar um plano com total participação coletiva", explica Neto.

A expectativa é de que os encontros - temáticos e divididos de acordo com as linguagens artísticas - comecem a ocorrer no primeiro quadrimestre, até abril. O secretário enfatizou que não irá aceitar um modelo pronto de plano, que pretende discutir exaustivamente para que seja revelado o desejo do município quanto melhor estrutura a ser montada. O objetivo é que a discussão e a votação do projeto na Câmara ocorram neste ano. "Por ser um projeto para os próximos dez anos, ele tem de ser o reflexo dos artistas da cidade. Gostaria muito de chegar daqui a quatro anos e ver pelo município companhias de diferentes linguagens. Claro que os artistas não serão sustentados por apenas um local, mas terão a perspectiva de que, em sua própria cidade, terão um alicerce forte."

Ao longo de quatro anos, a Pasta passou por mudança de gestão em quatro momentos até o cargo de responsável chegar às mãos de Neto, que sempre atuou ao lado de seus antecessores como adjunto. O secretário, no cargo desde dezembro de 2011, promete dar sequência ao processo de valorização dos talentos do município, marcado pela criação dos centros livres de artes cênicas (que também atende a atividades de dança) e de audiovisual. "Acredito que estamos em um grande momento cultural da cidade e a bola da vez é a valorização do artista local. Percebemos que o respeito passa por dar chance, qualificação de formação e fomento."

Um futuro centro de música está nos planos da gestão (veja texto abaixo). Neto promete que, assim como aconteceu em 2012, irá dar espaço para que esses artistas possam se apresentar para o público em grandes eventos promovidos pelo poder público, caso da festa de aniversário da cidade, em 20 de agosto, e na celebração de Réveillon no Paço Municipal, cuja segunda edição já está garantida.

REFORMAS

O plano de recuperação de certos espaços culturais também será mantido. Após reformas estruturais no Teatro Lauro Gomes, estão aprovados no orçamento participativo e no conselho municipal de orçamento gastos entre 2013 e 2014 para mudanças na Biblioteca Monteiro Lobato e no Centro Cultural Assunção (onde estão instalados o Teatro Elis Regina e a Biblioteca Guimarães Rosa). "Agora estamos no aguardo de definir quando esse dinheiro estará liberado para as reformas. Acho que iremos caminhar para que haja uma reformulação a cada ano. O objetivo é de que a Prefeitura chegue no fim de 2016 com todos os equipamentos de Cultura reformados", diz Neto. O orçamento para 2012 da Pasta é de cerca de R$ 47 milhões (incluindo convênios com o MinC).

Uma das principais promessas do governo atual é a revitalização dos Estúdios Vera Cruz. Os últimos quatro anos serviram para que o poder público pudesse analisar as possibilidades existentes para que o plano saia do papel até o fim do novo mandato. "Vamos apresentar à sociedade, agora no primeiro semestre, qual o norte que iremos dar ao espaço", promete o secretário, reafirmando que o Centro de Audiovisual irá mudar para o local no futuro. "A pergunta principal sobre o projeto é: qual o modelo de negócio mais sustentável? Somente com o dinheiro do município não há condições. Optamos por dar a lógica pública na formação do cidadão. Nos estúdios, as incubadoras de empresas privadas terão a mão de obra ali mesmo, com os formandos do Centro de Audiovisual.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;