Cultura & Lazer Titulo Especial
Sto.André dança
na Alemanha

Bailarinas do Studio Coreográfico Corpore Sano participam
do festival Tamzolymp, com companhias de todo o mundo

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
03/02/2013 | 07:24
Compartilhar notícia


Não é todo dia que alguém sai do Brasil para representar sua região em outro continente. Pois é isso o que as bailarinas do Studio Coreográfico Corpore Sano, de Santo André, farão a partir do dia 15, quando embarcam para jornada profissional rumo a Berlim, capital da Alemanha. O grupo participará do Tamzolymp, festival de dança que reúne participantes de todo o mundo.

As sete bailarinas de Santo André concorrerão na categoria balé de repertório. "Levaremos dois conjuntos de repertório, Valsa das Flores e Valsa das Horas, e duas variações. Os solos são 'Esmeralda' e 'A Bela Adormecida', pela bailarina Mariana Carossa, e 'Talismã' e 'Harilequinade', interpretados pela bailarina Luana Boiani. "As remontagens são minhas", diz Mariana Ribeiro, diretora da companhia.

Mariana conta que um representante do festival no Brasil já conhecia o trabalho do grupo e oficializou o convite, que foi aceito de imediato. "O convite foi feito em setembro, após apresentarmos o espetáculo 'Giselle'. Eu fico muito honrada com isso. É uma satisfação muito grande, é o reconhecimento do meu trabalho. A banca de júri é formada por representantes das melhores companhias de dança do mundo, como do balé russo Bolshoi", afirma.

Para a empreitada que as esperam, as bailarinas estão ensaiando arduamente desde o começo de janeiro. "Nem tivemos férias. Estamos ensaiando todos os dias, das 14h30 às 19h. Se quisermos fazer um bom trabalho temos de nos dedicar bastante", diz a coreógrafa.

Até o dia 26, data do encerramento do festival, as bailarinas vão se manter no Exterior com dinheiro do próprio bolso. Elas estão pagando passagens aéreas e todas as despesas necessárias. De acordo com a diretora, as alunas começaram a guardar dinheiro assim que souberam do convite. "Não temos patrocínio, infelizmente. Não deu tempo de correr atrás."

Oportunidade de trocar cultura, de conviver e conhecer outros dançarinos, as brasileiras - que têm de 17 a 23 anos - estão ansiosas pela futura experiência. "É pelo fato de ser festival internacional. Terá gente do mundo todo, da China, Estados Unidos, da própria Alemanha. E estamos confiantes", conta Mariana. O festival terá duração de quatro dias. Nos outros em que estarão no país, elas aproveitarão para passear e assistir a alguns espetáculos.

A premiação é o troféu de classificação. Além disso, as vencedoras dançarão em noite de gala para o público alemão. "É uma cultura que não temos no Brasil essa da noite de gala. Acho que independentemente do prêmio, a oportunidade de estar lá, de termos sido convidadas, já abre portas para nós", diz a diretora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;