Política Titulo Após 30 anos
Petebistas de S.Caetano convocam
quadros históricos contra evasão

Ex-vice-prefeito João Tessarini e ex-superintendente
do DAE Wenceslau Teixeira estão na mira da sigla

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
31/01/2013 | 07:07
Compartilhar notícia


O novo mandatário do PTB de São Caetano, Altevir Anhê, disse que recorrerá a militantes históricos da sigla para conter o esvaziamento após a perda da hegemonia de 30 anos à frente do Palácio da Cerâmica no ano passado. O petebista vai começar recadastramento de filiados para convocá-los a retomar a vida partidária.

Ex-vice-prefeito na primeira gestão de Luiz Tortorello (morto em 2004) - de 1989 a 1992 - João Tessarini e o ex-superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto) Wenceslau Teixeira são os dois primeiros na pauta de reconstrução da sigla. "São dois filiados que têm peso. Nós os queremos de volta para acompanhar mais de perto a vida partidária", explicou Anhê.

A dupla está inativa na política local desde que o ex-prefeito e secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB), assumiu o Paço, em 2005. Os dois nomes são uma fatia de integrantes da era Tortorello que não foi resgatada à Prefeitura pelo atual prefeito e admirador da política tortorelista, Paulo Pinheiro (PMDB).

Outro plano de Anhê é tentar evitar as recentes baixas no partido, como as de Walter Figueira Júnior, vice-prefeito nos oito anos de gestão Auricchio, e do ex-vereador Gilberto Costa. Figueira entregou carta de desfiliação ao tesoureiro do partido e assessor de Pinheiro, Airton Lauriano, no começo da semana e Gilberto formalizou a saída ontem.

"As saídas do Walter e a do próprio Gilberto ainda não chegaram na minha mão. Liguei para o Walter e ele estava indo para o aeroporto viajar. Ele me disse que volta no domingo e segunda-feira a gente conversa. No caso do Gilberto, conversei hoje (ontem) com ele, que tem algumas razões para sair. A expectativa é de que possa haver alteração nesses pedidos de desfiliações", detalhou Anhê.

Apesar de ter ficado 30 anos no comando de São Caetano, o PTB da cidade ainda funciona como uma comissão provisória. "Vamos conversar semana que vem com o nosso presidente no Estado, o (deputado estadual) Campos Machado, e o secretário (Luiz Souto) Madureira sobre essa questão."

A missão do novo mandatário é preparar a agremiação para as próximas eleições de 2014 e 2016. Os petebistas terão candidatos a deputado estadual e federal e têm planos para reaver o Paço após a histórica derrota da ex-prefeiturável Regina Maura Zetone (PTB) para Pinheiro no pleito do ano passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;