Setecidades Titulo São Bernardo
Pacientes esperam até 4 meses por consulta

Moradores precisam passar por consulta com ortopedista e retorno com clínico geral

Andressa Dantas
Especial para o Diário
25/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Pacientes da rede pública de São Bernardo estão desanimados com a demora para conseguir atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. Desde novembro, estão aguardando vaga para se consultar com médicos especialistas.

No início de novembro, Regina Batistela, 68, foi atendida em consulta por clínico geral da UBS Taboão. Após alguns exames, o médico constatou que a paciente deveria realizar tratamento com ortopedista.

Até agora, a consulta não foi agendada. Por isso, a família de Regina entrou em contato com a unidade para entender o motivo do caso ainda não ter sido encaminhado ao especialista. "É um descaso. Os funcionários se negam até a nos devolver o pedido de encaminhamento. Através dele, conseguiríamos marcar consulta particular. De acordo com os atendentes, devemos aguardar, mas não há previsão para marcação", contou o filho Marco Aurélio Sana.

Em conversa com a equipe do Diário, funcionários da UBS Taboão informaram que todas as consultas que deveriam ser marcadas para dezembro acabaram prejudicadas pela época de férias dos médicos.

De acordo com funcionária, a unidade possui aproximadamente 30 vagas para indicação a especialistas, mas durante o período de férias foram encaminhados apenas 15.

Situação parecida vive o porteiro José Bonifácio, 52, que passou em consulta na UBS Vila São Pedro no dia 27 de novembro.

Ele conta que realizou os exames clínicos solicitados e, no dia 8 de dezembro, voltou para marcar o retorno. "Fiquei muito chateado quando soube que só consigo passar com o clínico novamente em abril. E só depois desse retorno é que terei encaminhamento para o especialista necessário. E se tiver algum problema grave de saúde?"

A Prefeitura foi questionada sobre os prazos para atendimento na rede de Saúde, mas não respondeu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;