Setecidades Titulo Transportes
Sancabike terá 30 estações até março
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
24/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Até março, 30 pontos de São Caetano serão atendidos pelo programa Sancabike, que empresta bicicletas gratuitamente a usuários cadastrados. Atualmente, o serviço funciona em nove estações e conta com cerca de 100 bikes, incluindo veículos adaptados para deficientes.

Além de expandir o projeto na cidade, a empresa gestora do Sancabike, Brasil e Movimento, pretende levar a iniciativa para os outros seis municípios da região. "Estamos negociando com o Consórcio Intermunicipal. A nossa ideia é criar algum tipo de condição especial, tipo aumento no tempo, para o usuário que pegar a bicicleta em uma cidade e devolver na outra", revelou o presidente da empresa, Renato Frison Oliveira. As prefeituras de São Bernardo e Ribeirão Pires confirmaram a intenção de criar programa semelhante, mas ainda não têm detalhes sobre a implantação.

Em relação a falhas apontadas por usuários na operação do sistema, Oliveira afirma que os problemas são pontuais e já estão sendo corrigidos. Na semana passada, o Diário mostrou que, após panes nos computadores, ciclistas não conseguiram retirar as bicicletas por período de cerca de meia hora. "Isso ocorre porque a internet é wireless (sem fio) e, às vezes, o sinal oscila, provocando o travamento dos terminais", explicou o presidente.

Para evitar novos transtornos, a empresa irá substituir o WiFi por internet a cabo em todas as estações. A estimativa é de que a troca seja concluída em até um mês. Cerca de R$ 2.000 serão investidos para a correção do problema. A tecnologia sem fio é baseada no projeto pioneiro, da Espanha. "Mas lá o sinal não oscila", ponderou.

Em relação às críticas de que o cartão de usuário demora para chegar nas residências, Souza explicou que, em caso de pagamento via boleto, demora para que a empresa tenha acesso ao comprovante. "A pessoa paga e, depois, envia para nós a comprovação por e-mail. Esse procedimento acaba demorando mais do que para quem usa o cartão de crédito, que o sistema acusa o recebimento de forma mais rápida", salienta.

A média mensal de usuários do serviço varia entre 2.000 e 2.500, o que equivale a cerca de 70 usos por dia. Um dos pontos com maior demanda é no terminal Nicolau Delic, ao lado da estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Usuários que desembarcam no local utilizam as bicicletas para se dirigir ao ponto final, já que a devolução não precisa ser feita no mesmo ponto.

A Prefeitura de São Caetano estuda implantar cobertura nas estações do Sancabike, já que algumas bicicletas apresentam ferrugem em partes metálicas, como guidom e pedais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;