Memória Titulo Memória
Sob os acordes do Bepo da Sanfona

E chegamos ao final da 2ª Semana São Caetano/José Roberto Gianello...

Ademir Medici
09/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


E chegamos ao final da 2ª Semana São Caetano/José Roberto Gianello. Ao lado temos uma pasta com mais e mais notícias e ilustrações coletadas pelo nosso orientador. Prezado Gianello, que tal escrever aquele livro de memórias?

O que selecionar para este encerramento? Já que temos à mão o original do prefácio que o sociólogo Gianello escreveu para o livro São Caetano, migração e urbanização (1993), é daí que extraímos alguns nomes que fizeram a história da cidade – dentre tantos citados por Gianello.

Nicola Perrella, autor do clássico Entre as torbas de São Caetano.

Ângelo Augusto Zaparolli, contador de histórias.

Família Toyoda, da eterna fábrica de cerâmica e porcelana.

Família Kaiser, dos chucrutes da Vila Paula.

Família Pujol, do bondinho que levava ao São Vicente Curandeiro.

João Molinari, da escolinha do nono Giovani no bairro Cerâmica.

Hugo Veronesi, da jardineira que cobria o itinerário Centro-Meninos.

Família Fiorotti, das cartolas de vinho.

Romeu Fiorelli, das caçadas de Vila Prosperidade.

Antonio Fonseca Martins, o Batata Assada da Vila São José.

Os acordes do Bepo da Sanfona, “como não poderia deixar de ser, provocando enchentes de alegria e poluindo de felicidade os corações sancaetaneses.”

Gianello, se eu nunca te agradeci pelo prefácio, agradeço agora. E vamos assistir, um dia, o seu Azulão contra o meu Tigre.

ILUSTRAÇÃO

Equipe de futebol do Arco Verde, do Centro de São Caetano, em 1956, no campo do Botafogo. Entre os jogadores, os médicos Dr. Ernani e Dr. Meloni, o empresário Jair Figueira, o industriário Mauro Perin, o bancário Waldir Sachetta, o contador Laércio Matielo, o despachante policial José Fernandes (Zezinho), o bancário Carlos Kaminski, os comerciantes Dante Malavasi e Alexandre Delsio Meloni, o advogado Clélio Ferucio Nonato. A foto foi publicada pelo Jornal de São Caetano em julho de 1994.

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Música instrumental de diversos gêneros, fotografias, notícias no tempo. Aos domingos, Viagem no tempo especial, das 9h às 11h, com reprise das 16h às 18h. Destaques da audição: Fagner, Borbulhas de amor; Sidney Magal, Sandra Rosa Madalena (a pedido de Jô, de Brasília); Altemar Dutra, Brigas (a pedido de Eusmal José Borracini, de Santa Fé do Sul, SP).

ESTADÃO AM (700) e FM (92,9). ESTADÃO ACERVO. Geraldo Nunes traz um passeio que fez pelo Museu do Ipiranga em 1997. Em reforma, o museu só será reaberto em 2022; Nheengatu, uma língua indígena do século 16 que dá nome agora a um álbum do Titãs; Dia dos Pais, como surgiu esta data; mais um capítulo da história do (quase) centenário Palmeiras, ex-Palestra Itália. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

RÁDIO ABC (1570) – Causas Nobres. Entrevista ao vivo com Wagner Faria, ministro da Eucaristia da Igreja Santa Edwiges, de São Bernardo. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje ao meio-dia.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Segundo de dois programas com o falecido William Sallem, prefeito de São Paulo na década de 1950. Em ilustração, material sonoro de variados momentos políticos. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 9 de agosto de 1984 – ano 27, nº 5592

Manchete – Vôlei do Brasil dá show e já é medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles: 3 a 1 sobre a Itália com cinco jogadores e um técnico de Santo André.

Previdência – Empresários formalizam pedido para Inamps cumprir convênios.

Série – A crise e o dia-a-dia do Grande ABC. Jornalista Valdenizio Petrolli escreve: o título de doutor não influi mais, as árduas carreiras profissionais, o efêmero crescimento do emprego.

Polícia – Tiros, pânico e morte no Centro de Santo André.

News Seller há 50 anos

Domingo, 9 de agosto de 1964 – ano 7, nº 326

Manchete – Agências de Santo André iniciam campanha de incremento ao uso do cheque.

Santos do dia

- João de Fermo (ou de Alverne) e Rústico. Viveram no século 3. Dois mártires da África do Norte. As suas relíquias encontram-se na Igreja de São Fermo e São Rústico, em Verona, na Itália.

- Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein)

- Nateu

- Juliano, Mariano e oito companheiros mártires.

Paranapiacaba

Hoje e amanhã, quermesse comemorativa à 125ª Festa do Senhor Bom Jesus, em torno da matriz do Distrito, na parte alta – a parte portuguesa. Como nos velhos e bons tempos.

Em 9 de agosto de...

1914 – A guerra na Europa. Manchete do Estadão: 37 torpedeiros alemães postos a pique; a participação de Portugal na guerra

1969 – Paróquia de Vila Vitória, em Mauá, inicia novena com pregação sobre o tema A Igreja face ao mundo moderno.

1974 – Com a queda da temperatura, aumenta o número de casos de meningite no Grande ABC. De 13 pacientes examinados em São Bernardo, dez foram positivos. No Hospital de Piraporinha, internadas mais 11 pessoas.

Hoje

- Dia Internacional dos Povos Indígenas.

Municípios Paulistas

Aniversariam hoje: Socorro e Elisiário. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;