Setecidades Titulo Patrulhamento
Campanha da PM reforça segurança nos centros
Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
12/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A Polícia Militar do Grande ABC inicia a partir de sábado, dia do aniversário de 181 anos da corporação, a Campanha Natal Seguro, que aumentará o efetivo no patrulhamento das ruas dos centros comerciais das sete cidades. O objetivo é prevenir a ação de criminosos e reduzir o números de roubos e furtos nas compras das festas de fim de ano.

Segundo o coronel José Belantoni Filho, comandante interino da região, grande parte do efetivo de 4.500 homens irá às ruas, incluindo policiais do serviço administrativo e tropas especiais, como a Força Tática e Rocam (Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas).

"Vamos usar todos os meios que temos disponíveis, unir as forças para coibir a ação criminal", disse.
Segundo ele, a campanha tem caráter de conscientizar as pessoas a tomarem mais cuidado com as aglomerações destes centros comerciais no fim do ano. "Não basta o trabalho policial. É importante as pessoas tomarem algumas precauções", disse.

A Polícia Militar recomenda aos compradores que evitem carregar grandes quantidades de dinheiro, dar preferência aos cartões de débito e crédito, não abrir a carteira em lugares movimentados e sempre comunicar uma viatura ou ligar para o 190 em qualquer sinal de ameaça ou perigo.

"O infrator vai onde há dinheiro. E eles sabem que quem vai comprar tem recursos. Eles observam e aproveitam a oportunidade", explicou o major Fábio de Jesus Leite, coordenador operacional do 41º Batalhão, de Santo André.

A Campanha Natal Seguro terá divulgação através de outdoors, abrigos de ônibus, propagandas nos coletivos, panfletos, banners e anúncios nos painéis eletrônicos de mídia. Um site também será usado pelos policiais para passar dicas e informações aos cidadãos.

"Queremos reforçar o conceito de prevenção por parte dos cidadãos. E vamos intensificar a divulgação da operação para mostrar a presença policial nas ruas", ressaltou o major Fábio.

Na avaliação policial, apesar do roubo e furto em áreas comerciais não apresentarem índices alarmantes, é importante o trabalho de campo nesta época do ano para evitar o aumento das ocorrências.

A campanha vai durar até janeiro. "Queremos não ter registros da atuação criminal neste final de ano e que as pessoas possam fazer suas compras com tranquilidade. Por isso vamos divulgar nossas ações, para que todos saibam que podem contar com a gente", completou o major Fábio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;