Setecidades Titulo Católicos
Vila de Taquaruçu celebra amanhã dia de Santa Luzia
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
12/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A santa protetora da visão será homenageada amanhã no pequeno vilarejo de Taquaruçu, em Mogi das Cruzes, na divisa com Santo André, região de Paranapiacaba. O sítio que outrora abrigou uma carvoaria é conservado até hoje pela família Begliomini, que cuida do patrimônio do local e da simpática igreja de Santa Luzia.

A missa, marcada para as 10h, lembrará o primeiro mês após a morte de Sírio Beglimioni, proprietário do vilarejo. Seus filhos e netos prometem manter a tradição. "Taquaruçu é a melhor maneira de recordar a história da minha família", garante a neta de Beglimioni, a dentista Paula Begliomini de Migueli, 36 anos. Conforme Paula, após a missa haverá procissão em volta do lago. Depois do percurso, os participantes farão comemoração com comes e bebes.

Em 2010, representantes do Instituto do Patrimônio do ABC estiveram na festa em homenagem à santa e concederam a Beglimioni o primeiro diploma da entidade, reconhecimento dado àqueles que colaboraram para manter os patrimônios da região conservados. "A vila tem importância histórica. Seus fundadores vieram da Itália e, na Segunda Guerra Mundial, navios do Porto de Santos eram abastecidos com o carvão produzido em Taquaruçu", destacou a integrante do instituto Ana Gedankien.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;