Cultura & Lazer Titulo Música
Disco de cores e sons

Kleber Albuquerque lança álbum amanhã, às 20h,
no teatro do Sesi Santo André; entrada será franca

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
12/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Trabalho cuidadoso de vozes que se sobrepõem, diversas texturas e muita imaginação dão cor e vida ao disco 10 Coisas Que Eu Poderia Dizer No Lugar De Eu Te Amo (R$ 25 em média), novo CD do cantor e compositor Kleber Albuquerque.

Andreense radicado em São Paulo, o músico colocou 14 faixas para ilustrar a obra independente. E, apesar do título brincar com isso, elas não falam de amor somente. Tudo será apresentado no show de amanhã, no Teatro Popular do Sesi Santo André, às 20h. A entrada é franca.

O projeto saiu do papel e ganhou vida com o Proac (Programa de Ação Cultural), do Estado de São Paulo. Além disso, Kleber contou também com doações via crowdfunding, ou seja, quem quisesse abraçar a causa e ajudar o músico a fazer o disco poderia doar dinheiro. Essa ideia ajudou em partes finais do processo, como a de divulgação.

As inspirações para a construção do cancioneiro são diversas e aparecem do papo com alguém, de algum barulho ou até mesmo de uma simples caminhada, caso de Confiança, que surgiu enquanto ele passeava pela Rua Augusta, em São Paulo.

"Eu me lembro de algum episódio e depois a canção se faz. Meu ofício de compositor é da minha observação do mundo", afirma. Mas no fundo, tudo isso, de acordo com ele, não passa de pretexto para cometer versos e cantá-los.

Na obra, Kleber passeia por ritmos. Faz samba, vive boleros e valsas e traz também fados e baladas. Tudo isso com o apoio de vários instrumentos e do inseparável violão. O trabalho conta também com duas participações: Zeca Baleiro, em Tevê, e Elaine Guimarães, com Vazante.

O disco, de cabo a rabo, é repleto de arranjos delicados e elegantes, talvez reflexo do jeito calmo, leve, educado e brincalhão do artista. "Tenho muito gosto por timbres e tem timbres interessantes, como os do ukulele. Tenho também muito gosto por assobios, pelas cordas. Tive cuidado por achar roupagens para as canções. Queria que fossem simples, de fácil entendimento", diz o compositor. "Não foi fácil fazer esse disco, mas bastante prazeroso."

Kleber Albuquerque - Música. Amanhã, às 20h. No Teatro Popular do Sesi Santo André - Praça Doutor Armando de Arruda Pereira, 100. Tel.: 4997-3177. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;